Como é produzido o açúcar mascavo

O açúcar mascavo não sofre o processo de refinamento, muito menos descoloração. Isso só contribui para que ele permaneça com suas características nutricionais

O açúcar mascavo não sofre o processo de refinamento, muito menos descoloração. Isso só contribui para que ele permaneça com suas características nutricionais

Como é produzido o açúcar mascavo
O açúcar mascavo não sofre o processo de refinamento, muito menos descoloração. Isso só contribui para que ele permaneça com suas características nutricionais.

O açúcar mascavo é produzido sem que este passe pelo processo de refino e de descoloração, como ocorre com o açúcar comum, o chamado açúcar refinado.

Quando o açúcar é refinado, ele perde inúmeras propriedades, como proteínas, vitaminas e sais minerais, que são benéficos para a saúde humana.

Já o mascavo, que possui cor caramelo, não sofre o processo de refinamento, muito menos descoloração. Isso só contribui para que ele permaneça com suas características nutricionais, como, minerais, proteínas e carboidratos.

Valores nutricionais em 100 g de açúcar mascavo:

 Valor energético: 368.6 Kcal;

Carboidratos: 94,5 g;

Proteínas: 0,8g;

Potássio: 521,6 mg;

Cálcio: 126,5 mg;

Sódio 25,2 mg;

Manganês: 2,0 mg;

Magnésio: 80,0 mg;

Fósforo: 38,2 mg;

Ferro: 8,3 mg;

Zinco: 0,5 mg;

Cobre 0,2 ug.

Benefícios do açúcar mascavo para a saúde:

Como possui alta concentração de Cálcio, o açúcar mascavo torna os ossos mais resistentes, além de prevenir a osteoporose e ajudar na coagulação do sangue. Da mesma forma, este açúcar é rico em magnésio, excelente para o bom funcionamento do sistema imunológico. Para quem pratica esportes, o mascavo é rico em Potássio, bom para os músculos.

De onde vem o açúcar mascavo?

O açúcar mascavo é produto da cana-de-açúcar, formado após o resfriamento do xarope feito do caldo concentrado, conhecido como mel-de-engenho ou melado.

Como retirar as impurezas do caldo?

Levado ao fogo forte, ao iniciar a fervura, uma espuma é formada. Esta deve ser removida com uma escumadeira, até que o caldo esteja livre de impurezas, como palha e bagaço.

Como cristalizar o caldo?

Após ser coado em um pano, o caldo concentrado da cana é levado ao fogo em um tacho. Este deve ser mexido constantemente, com uma colher de pau, para que não grude no fundo ou empedre. Nesse momento, é preciso experiência para saber o ponto certo de cristalização.

Como é feita a secagem do concentrado?

Assim que cristaliza, o concentrado deve ser colocado em formas para secar. A secagem pode ser feita a vácuo, em fornos ou ao sol.

Como as barras se tornam o açúcar mascavo?

Após o processo de secagem, forma-se uma espécie de rapadura quebradiça. Esta deve ser triturada com um martelo de madeira para, em seguida, ser peneirada. Assim é formado o açúcar mascavo. Por fim, deve-se armazená-lo em potes de vidro para que este não absorva a umidade do ar.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agroindústria, entre eles o Curso Como Produzir Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Andréa Rocha 29-11-2013

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.