Cultivo de girassol

O processamento dessa planta garante retorno financeiro ao produtor rural

 

A cultura do girassol é uma das mais versáteis, para o médio e o grande produtor rural preenche necessidades de opção de rotação e sucessão de culturas, com vantagens sobre outras plantas, dada a sua menor sensibilidade à seca e a baixas temperaturas, especialmente quando a produção visa ao mercado de óleo e de silagem. Já para o pequeno produtor, além das vantagens na sucessão e rotação, é excelente planta produtora de mel, grãos para a alimentação de aves e consumo humano.

O girassol cultivado é uma planta anual, geralmente de haste única e com uma inflorescência no seu ápice. Nos cultivares comerciais, o comprimento da haste situa-se entre 50 e 300 cm, e seu diâmetro, entre 1 e 10 cm. A inflorescência, característica da família Compositae, é um capítulo formado por inúmeras flores, arranjadas em arcos radiais.

O girassol não é uma planta altamente tolerante à falta de água mas, muitas vezes, produz satisfatoriamente em locais em que outras se apresentam seriamente prejudicadas. Isto se deve ao seu sistema radicular profundo e altamente ramificado. Desenvolve-se bem em solos com textura variando de arenosa a argilosa, não requerendo alta fertilidade para produzir satisfatoriamente. No entanto, é necessário que o solo não apresente problemas de acidez ou compactação e seja bem drenado.

Ventos fortes, principalmente no período de enchimento de grãos e depois de chuvas prolongadas, provocam quebra de plantas, prejudicando a colheita e a qualidade dos grãos. Granizo, segundo a intensidade, pode provocar graves danos por meio do desgrane dos capítulos; sobretudo durante a maturação, em plantas verdes, pode causar lesões na haste, favorecendo a entrada de agentes patogênicos.

Um bom resultado da produção  vai depender da qualidade da amostra do solo e da idoneidade do laboratório. Em geral, os laboratórios idôneos participam do programa de controle dos resultados da análise química, na tentativa de atingir a confiabilidade necessária. Muitos têm o selo IAC de qualidade.

Pensando em auxiliar os produtores rurais que desejam fazer o cultivo e o processamento de girassol, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Cultivo e Processamento de Girassol. Neste curso, o produtor receberá informações a respeito de aspectos econômicos e usos do girassol, cultivares, além de como preparar o solo, a semeadura, a adubação e o plantio direto. A  coordenadora do curso ,Maria Regina Gonçalves Ungaro, afirma que se existe a planta ideal, da qual tudo se aproveita, o girassol está bem próximo dela.

Beatriz Lazia 18-10-2011

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.