Algumas dicas para que a plantação de milho seja eficiente

Os produtores devem atentar-se à qualidade da semente adquirida, ao controle de pragas e doenças  e à utilização adequada de fertilizantes

 

Os produtores rurais que desejam iniciar a plantação de milho safrinha devem saber que o tipo de manejo utilizado irá influenciar os resultados alcançados. Tal manejo será responsável por garantir a sanidade da plantação, a produtividade e o retorno financeiro. Vale lembrar que a época na qual vai ser realizada a plantação é de suma importância.

Tal plantação deve ser feita no período certo e o mais cedo possível. Ainda nessa questão, os produtores devem evitar solos arenosos, pois muitas vezes eles encontram problemas com a plantação em virtude da falta de água (devido ao período em que são realizadas as plantações). Sendo assim, o produtor deve usar todas as medidas possíveis para aumentar a disponibilidade de água no solo, como ter cuidado com a escolha do tipo de solo e utilizar o plantio direto.

Além desses cuidados, os produtores devem atentar-se também à qualidade da semente adquirida e ao controle de pragas e doenças. Nesse quesito está o controle das plantas daninhas, além da utilização adequada de fertilizantes. Adotando essa postura, o retorno com a produção será positivo. Vale lembrar que está cada vez mais difícil obter uma alta produtividade sem que a produção seja sustentável.

No que diz respeito ao controle de pragas e doenças, a utilização de milhos Bt vem trazendo benefícios para os produtores, pois com a utilização deste tipo de cultivar transgênico não é preciso realizar nenhuma aplicação de inseticida para o controle de lagartas, por exemplo. Mas, em relação às daninhas, ainda é preciso realizar o controle.

Nesse aspecto, alguns estudos mostram que as plantas daninhas são responsáveis por até 70% de perda da produtividade. Isso se deve ao fato de elas competirem com o milho por absorção de nutrientes, como luz e água. Para o manejo eficiente dessa doença, é preciso saber qual cultura será plantada e qual cultura será colocada subsequente a ela. Com esse processo, o produtor terá uma dinâmica populacional de plantas daninhas diferente de cultura para cultura.

Para o controle dessa doença, é possível também a realização de uma dessecação. Esta deve ser feita com um prazo de até dez dias antes do plantio. É de suma importância que o produtor tenha conhecimento sobre a dinâmica da planta daninha e sobre os herbicidas certos para cada situação.

Quanto aos herbicidas, eles podem ser pré-emergentes ou pós-emergentes, dependendo do tipo de cultura. Além disso, o produto pode ser aplicado juntamente com ureia, o que irá auxiliar o produtor no momento da aplicação. Nesta etapa, é importante que o solo esteja um pouco umedecido a fim de facilitar a aplicações.

Para receber mais orientações, consulte o curso Produção de Milho em Pequenas Propriedades elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a orientação dos professores João Carlos Cardoso Galvão e Glauco Vieira Miranda. Ambos afirmam que o milho é uma das culturas mais importantes no Brasil, sendo cultivado em grandes e pequenas propriedades, onde assume importante papel social de manutenção de milhares de famílias. Leia também nosso artigo Colheita de milho em pequenas propriedades.

Beatriz Lazia 11-05-2012 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.