Cuidados indispensáveis para a produção de amendoim

Para que haja pleno desenvolvimento e boa produtividade, a lavoura precisa estar protegida de ervas daninhas, pragas e doenças

 
Os fatores que mais influenciam na produção de amendoim  são o clima e o solo

O amendoim é um alimento muito apreciado entre os brasileiros, pois é fonte de vitaminas, proteínas, óleos e sais minerais. Considerado por muitos como o rei dos aperitivos, pode ser consumido "in natura", com ou sem sal; em receitas tanto doces quanto salgadas; em doces, com casca, em pasta, amassado ou triturado. Se seu consumo for habitual e dentro de uma dieta saudável pode se tornar um alimento com grandes quantidades de nutrientes além de benéfico em muitos aspectos.

Para quem deseja iniciar uma plantação de amendoim, é importante saber alguns fatores. Desses fatores, os que mais influenciam na produção são o clima e o solo. Sendo que, no Brasil, muitas regiões apresentam condições tão favoráveis ao cultivo que podem ser obtidas até duas colheitas por ano. Para o bom desenvolvimento do amendoim, é preciso que o clima seja quente, a temperatura constante, além de boa umidade, principalmente nos períodos de frutificação.

Quanto ao solo, ele é tido como um fator importante nessa produção pois, para que haja êxito, ele deve ser fértil, de preferência leve, bem drenado e que não encharque com as chuvas. A terra arenosa é a mais indicada, já as terras roxas e solo massapé são menos indicados para essa cultura, pois são solos pesados que prejudicam a produção, pois a penetração dos esporões e o arrancamento dos frutos são mais difíceis.

Em termos de produção, no Brasil, ela se encontra em maior escala na região Sudeste, seguida pela Centro-Oeste e Nordeste. Sendo que a produção de amendoim é feita em duas épocas: a primeira é conhecida como safra das águas e representa cerca de 75% da produção total e corresponde aos períodos de outubro e novembro; a segunda é chamada de safra da seca, corresponde ao restante da produção, sendo os plantios realizados no mês de março.

Para que haja um pleno desenvolvimento e boa produtividade, é preciso que a lavoura esteja bem protegida de ervas daninhas, pragas e doenças. Dependendo da região onde está sendo feito o cultivo,  algumas cultivares podem apresentar certas diferenças de comportamento em relação às ervas daninhas, pragas e doenças.

Uma boa dica para os produtores de amendoim é fazer o plantio direto. Quando cultivados dessa forma, os produtores de amendoim chegam a economizar mais de 30% dos custos de produção, além de conseguirem manter o mesmo nível de produtividade do sistema de plantio tradicional. Isso se deve ao fato de, nesse sistema de plantação, ser possível reduzir ou mesmo dispensar totalmente o preparo do solo, diminuindo consequentemente a incidência de plantas daninhas e o gasto com herbicidas.

Para determinar a época certa da colheita, é preciso identificar o ponto ideal para o arranquio das plantas por meio de um acompanhamento frequente da maturação das vagens. Essa colheita pode ser feita de duas maneiras: o arranquio e o enseiramento das plantas no campo. No caso de lavouras comerciais, existem máquinas que fazem os dois tipos de colheita, ambos com alto rendimento. Recomenda-se para a época da colheita os tempos secos, a fim de evitar a germinação das sementes.

O amendoim colhido deve ser seco antes de ser armazenado para evitar o desenvolvimento de fungos. Quando o produtor não tem secadores artificiais, a secagem deve ser feita integralmente no campo, ao sol, no tempo necessário para retirar a umidade. A secagem artificial requer equipamentos específicos, e o seu manuseio requer conhecimentos necessários para que o produto não perca sua qualidade alimentícia.

Para receber mais orientações, consulte o curso Produção de Amendoim de Qualidade, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a orientação do Engenheiro Agrônomo Doutor Ignacio José de Godoy que aborda temas como cultivares de amendoim, clima e solo propícios, preparo do solo, calagem, adubação, plantio, entre outros.

Beatriz Lazia 16-07-2012 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.