Plante mudas de café em saquinhos e tubetes

O acirramento da competição internacional exige do produtor de café maior eficiência, que é, também, uma condição necessária para que ele se mantenha na atividade

O primeiro ponto a ser observado para a construção do viveiro do café é a sua localização

Mudas de café em saquinhos e tubetes O acirramento da competição internacional exige do produtor de café  maior eficiência, que é, também, uma condição necessária para que ele se mantenha na atividade. A competitividade pode ser conseguida pela alta produtividade de cafezais adequadamente instalados. Um dos fatores fundamentais para o sucesso na cafeicultura empresarial é a produção de mudas vigorosas e sadias.

O primeiro ponto a ser observado para a construção do viveiro é a sua localização. Para definir um local adequado, é preciso seguir alguns critérios: o terreno deve ser seco, evitando-se as baixadas úmidas, que são sujeitas a geadas e favorecem o aparecimento de doenças. Além disso, a topografia deve ser amena, para reduzir os gastos com movimentação de terra, não deve receber enxurradas de lavouras já formadas; deve possuir água de boa qualidade suficiente para o consumo, principalmente com irrigação; deve ser de fácil acesso durante todo o ano, porém onde não haja circulação de pessoas ou animais que possam contaminar as mudas.

O viveiro pode ser construído com diversos materiais. Geralmente, utiliza-se madeira ou bambu gigante para os pilares, e as travessas da cobertura são feitas com ripas e/ou bambu. Estes são os materiais mais baratos e que podem ser encontrados na propriedade. Em instalações mais sofisticadas, os pilares podem ser feitos de concreto ou toda a estrutura pode ser metálica, do mesmo tipo usado em estufas. Este tipo de estrutura tem maior durabilidade.

A cobertura deve ser feita de modo a permitir a regulagem da quantidade de radiação solar que penetra no viveiro. Podem ser usadas folhas de palmeira, capim ou sombrite. Sua orientação deve ser no sentido norte-sul, isto é, contrário ao movimento do sol, devendo, no início, fornecer às mudas 50% de sol e 50% de sombra. Também é importante que possua uma proteção lateral, para evitar excesso de sol sobre as mudas e resguardá-las da ação de animais. Para proteger contra os ventos frios, a lateral voltada para o sul deve ser mais vedada.

No curso "Produção de Mudas de Café em Saquinhos e Tubetes" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são apresentadas as instalações, o preparo do substrato, a for mação das mudas e a sua condução no viveiro.

São abordados os assuntos: localização e construção do viveiro; recipientes; substrato; produção em saquinhos; estrutura do viveiro; semeadura direta; preparo do substrato; enchimento dos saquinhos; tratos culturais; transporte e plantio; vantagens e desvantagens da produção em saquinhos, produção em tubetes, estrutura do viveiro; semeadura indireta. Aprenda, também, sobre substrato; transplante; condução e manejo do viveiro; transporte e plantio; vantagens e desvantagens da produção em tubetes, pragas e doenças; e seu controle e legislação.

A formação de mudas é importante, principalmente, quando se considera que o cafeeiro é uma cultura perene e que os erros cometidos na fase inicial de implantação dificilmente poderão ser sanados.

http://www.youtube.com/watch?v=Pq64dcwn54Y

Patrícia Tristão 24-05-2010 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.