Pré-processamento do café

Ao chegar à unidade de pré-processamento, o café deve ser descarregado diretamente na moega de recepção

 

O fruto do cafeeiro é constituído por uma parte externa, chamada de casca, abaixo possui uma parte chamada de gelatinosa, formada principalmente por sacarose, logo abaixo, encontram-se os grãos. Devido a esta composição, além de ser necessário ter cuidados durante a colheita e no transporte do café, ele deverá receber um tratamento especial, denominado pré-processamento.

O pré-processamento de café tem as seguintes fases: descarga do produto na moega de recepção; retirada das impurezas mais leves; separação dos frutos bóias dos cerejas e verdes; separação dos frutos verdes dos cerejas; retirada da casca do café cereja; retirada da mucilagem; secagem dos cafés verdes.

Ao chegar à unidade de pré-processamento, o café deve ser descarregado diretamente na moega de recepção. Nesse momento, ele conterá frutos cereja, verdes e bóias, além de diversas impurezas. Aquelas que forem mais leves serão sugadas pelo exaustor, localizado entre a moega e o lavador.

Assim que o produto é lançado no lavador, os resíduos são separados e retirados do sistema. É neste local que ocorre também a separação dos frutos bóias, dos cerejas e verde, por diferença de peso.

O descascador tem a função de tirar a casca dos frutos cerejas e separá-los dos verdes, permitindo assim que o produtor obtenha dois lotes homogêneos do produto. Os verdes permanecem com a casca, são encaminhados a um local onde são recolhidos e levados ao terreiro para que ocorra a secagem parcial.

Já os cerejas, com as cascas retiradas, são conduzidos para o separador de cascas, depois são transferidos para o desmucilador, onde a mucilagem dos grãos será parcialmente ou mesmo totalmente retirada.

Para obter mais informações, o produtor rural pode fazer o Curso Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Neste curso, o produtor receberá orientações a respeito dos aspectos gerais da cultura, da classificação do café, do transporte e da recepção, do pré-processamento e da armazenagem do café.

Beatriz Lazia 30-12-2011 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.