Saiba quais são as vantagens e as limitações da colheita de café mecanizada

Dicas para os produtores rurais obterem sucesso em sua produção de café

É importante que o produtor rural saiba quais são as principais vantagens e limitações associadas à utilização de máquinas na colheita do café. Comecemos com as vantagens:

- Redução do custo de colheita: caso todas as etapas da colheita sejam mecanizadas, o custo desse processo de plantio poderá apresentar uma redução de 30% ou mais, se comparada à colheita manual. Isso porque uma máquina permite realizar o trabalho de vários funcionários; - Redução do tempo de colheita: devido ao aumento da capacidade de trabalho, a colheita passa a ser realizada em um tempo bem menor do que seria gasto com a colheita manual. Assim, o produto fica menos tempo na lavoura; - Utilização de menos mão-de-obra: já que as máquinas apresentam considerável capacidade de operação, elas permitem também solucionar o problema da escassez de mão-de-obra, já que é cada vez mais difícil encontrar pessoas para trabalhar nas lavouras; - Aluguel de máquinas: existem, principalmente em regiões produtoras, empresas especializadas que  prestam serviço de colheita mecanizada para terceiros. Elas possuem uma ampla e variada frota de máquinas, possibilitando o atendimento a vários tipos de cafeicultores ao mesmo tempo.

Estas são as vantagens que os produtores rurais poderão obter com a utilização de máquinas na colheita. Porém, há algumas limitações em relação ao uso dessas máquinas, como:

- Condições topográficas: algumas máquinas de grande porte realizam quase todas as etapas da colheita em uma só passada em cada fileira. No entanto, essas máquinas são recomendadas para terrenos com inclinações de até 15%. Caso sejam utilizadas em locais com inclinações maiores, podem trazer riscos; - Adequação das lavouras: para que o produtor possa fazer o uso de máquinas na colheita  do café, é importante que as lavouras estejam preparadas para isso, com espaçamento adequado, plantas bem alinhadas ao longo das fileiras, técnicas de cultivo devidamente realizadas na lavoura, entre outros; - Custo inicial elevado: normalmente, as máquinas usadas na colheita requerem elevado custo inicial, isso porque são empregados altos níveis tecnológicos e sistemas relativamente complexos nos processos de fabricação das máquinas; - Necessidade de realizar o repasse: como é praticamente impossível encontrar em uma mesma planta todos os frutos com o mesmo tempo de maturação e capazes de serem colhidos com a mesma intensidade de vibração da máquina, é preciso que cerca de 5% a 15% sejam retirados manualmente, por meio de uma operação denominada "repasse".

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Colheita Mecanizada de Café. Neste curso, os coordenadores Daniel Marçal de Queiroz, Mauri Martins Teixeira e Francisco de Assis Carvalho Pinto orientam a respeito das etapas de colheita de café, colheita mecanizada, escolha das máquinas, custo das operações e planilha de custo.

Beatriz Lazia 03-02-2012 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.