Centro de Produções Técnicas

Editora chefe do Portal Agropecuário e Tutora dos Cursos CPT - Centro de Produções Técnicas. Graduanda da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG

One response to “Clima e época ideais para plantar tomate industrial”

  1. MAC Editora e Jornalismo

    6º Congresso de Tomate Industrial debate novos rumos da agroindústria no Brasil

    Unindo debates técnicos e análises para o mercado, evento acontece em Goiás, maior pólo agroindustrial desta cultura

    O 6º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial será realizado em Goiânia de 28 a 30 de novembro. Com o tema “Inovações no processamento e na mecanização do tomate industrial”, o evento é uma oportunidade para discutir os maiores avanços tecnológicos e científicos desta cultura, que, em 2012, terá safra estimada em 1,2 milhão de toneladas. Respondendo por mais de 80% da produção nacional, segundo dados do Conselho Mundial de Tomate Industrial, Goiás lidera o ranking do segmento em toda a América Latina.

    A programação é composta por minicursos, painéis e palestras coordenadas por profissionais das maiores empresas do segmento no Brasil e no mundo. Paralelo ao evento, também haverá uma Feira de Produtos e Negócios, em que os fornecedores de insumos terão espaço para divulgar suas marcas junto a técnicos e empresários do segmento. Serão apresentadas as principais inovações mundiais em máquinas, defensivos agrícolas, sementes, viveiros e embalagens.

    Cenário goiano

    Com posição de liderança isolada no ranking de cultivo e processamento de tomate na América Latina, Goiás reúne condições estratégicas para o cultivo deste fruto: solos profundos e bem drenados, topografia plana (que permite ao produtor implantar sistemas de irrigação), clima seco de março a setembro, mão-de-obra disponível e tecnologia adequada. A primeira fábrica de processamento de tomate foi instalada no Estado há mais de 25 anos. Atualmente, são 11 empresas no segmento. A produção de tomate industrial em Goiás é realizada em mais de 16,3 mil hectares, principalmente nos municípios de Cristalina, Morrinhos, Itaberaí, Orizona, Silvânia, Rio Verde, Luziânia e Palmeiras de Goiás.

    Tomate industrial

    O chamado tomate industrial é o fruto cultivado em plantas rasteiras, cuja produção é destinada especificamente ao processamento. Os produtos mais comuns desse processo são os molhos, extratos concentrados, purês e catchups. Em 2011, a safra nacional atingiu 1,55 milhão de toneladas. Para este ano, estima-se um total de 1,2 milhão toneladas – volume menor em virtude de condições climáticas adversas e incidência de doenças. Embora a produção interna seja uma das maiores do mundo, o Brasil importa, todos os anos, de 60 a 70 mil toneladas de atomatados para complementar o abastecimento das indústrias.

    Serviço
    6º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial
    Data: 28 a 30 de novembro
    Local: Centro de Convenções de Goiânia (Rua 4, 1.000, Setor Central, Goiânia, GO)
    Site: http://www.congressotomate.com.br

    Informações para a imprensa
    MAC Editora e Jornalismo – (62) 3093-4082
    Igor Augusto Pereira – (62) 8222-0249 | macassessoria1@terra.com.br
    Mirian Tomé – (62) 8432-8671 | macjornalismo@terra.com.br

    Atenciosamente,

Deixe uma Resposta

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Ligamos para você!

Por favor, preencha todos os campos


Assine o Newsletter Grátis!

Digite seu e-mail:


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...