Clima e época ideais para plantar tomate industrial

O produtor de tomate para processamento industrial deve ter conhecimento do sistema de cultivo e adotar tecnologia moderna

 

O tomateiro tem a capacidade de se desenvolver bem em regiões de climas temperado, tropical de altitude e subtropical.  Por isso seu cultivo é realizado em diversas regiões do mundo. Veremos a seguir alguns fatores que devem ser considerados.

Temperatura

A temperatura média no período de cultivo deve ser de 21° C, porém, a planta do tomate tolera uma faixa de 10 a 34° C.  Caso a temperatura noturna seja baixa, por volta dos 14° C, pode ser que haja uma boa produção, mesmo se a temperatura diurna for alta. Isso possibilita o plantio em regiões semiáridas, com a vantagem de reduzir a necessidade de controle preventivo de doenças.

Luminosidade

Quando existe pouca luminosidade, a fase vegetativa do tomateiro é prolongada, o que acaba por retardar a produção. Por outro lado, a alta luminosidade tem o poder de antecipar o início da frutificação. O tomateiro não é afetado diretamente pelo comprimento do dia, pois produz bem tanto em dias curtos quanto em dias longos. Dessa forma, a planta floresce em qualquer época do ano.

Chuvas e irrigação

O tomateiro necessita entre 400 e 600 mm de água, durante todo seu ciclo. Sendo assim, o excesso de chuva ou de irrigação e a alta umidade relativa do ar favorecem a ocorrência de doenças e prejudicam a qualidade do fruto, porque reduzem o teor de sólidos solúveis e favorecem o crescimento de fungos na polpa, o que não é bom para o produtor.

Umidade relativa do ar

O excesso de umidade do ar leva ao acúmulo de umidade sobre as folhas, o que acaba por favorecer o desenvolvimento de doenças, principalmente, fúngicas e bacterianas. Por isso, recomenda-se aos agricultores que não façam o plantio de tomate em áreas de baixadas e vales, onde a umidade do ar é maior.

Época de plantio

O tomateiro voltado para a indústria deve ser plantado em épocas ou locais onde chove pouco e com baixa umidade relativa do ar. Para exemplificar para algumas regiões do país, temos:

- São Paulo, Centro Oeste e Minas Gerais: plantio de fevereiro a meados de junho; - Região Nordeste, Alto, Médio e Submédio São Francisco: plantio de março a meados de junho.

Para obter mais orientações sobre o plantio de tomate voltado para a indústria, consulte o curso Produção de Tomate para Indústria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Engenheiro Agrônomo Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, que orienta entre outras coisas a respeito da biologia do tomateiro, produção de mudas, preparo do solo e adubação. Leia também nosso outro artigo Condições ideias para a produção de tomate orgânico.

Beatriz Lazia 12-09-2012 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.