Centro de Produções Técnicas

Engenheiro Agrônomo formado pela UFV, com experiência de 15 anos no agronegócio, na área comercial e assistência técnica.

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

18 responses to “Controle de pragas do mamoeiro – Ácaro-Branco e Ácaro-Rajado”

  1. Portal Agropecuário

    Olá Maria Ester Paganotto,
    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Pela característica descrita “aspecto feio e cheio de pontos”, provavelmente o problema em questão é causado por um fungo e a doença é conhecida por varíola do mamoeiro. O ensacamento dos ajuda a controlar a doença, sim. Além do ensacamento, você deverá remover as folhas velhas das plantas (que são as folhas mais baixas). Apesar do aspecto feio, o fruto pode ser consumido normalmente.
    Atenciosamente,
    Victor Sampaio

  2. Maria Ester Paganotto

    Boa tarde. Meu mamoeiro sempre dá muitos frutos, mas infelizmente não aproveito nenhum. Qdo começam amadurecer apresentam um aspecto feio e cheio de pontos, que vendo a matéria sobre as pragas no mamoeiro, percebo que são ácaros. Te pergunto: se ensacar os frutos ainda em sua formação, vai ajudar no controle das pragas ou não adianta. Que devo fazer. Esse ano carregou muito. Gostaria de mandar uma foto para que vc pudesse ver, está lindo.Por favor me ajude a resolver isso. Obrigada

  3. Portal Agropecuário

    Olá Leonardo,
    Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site. A melhor coisa que você deverá fazer, é procurar por assistência técnica de um engenheiro agrônomo, pois somente ele poderá indicar o melhor tratamento para tais problemas.
    Atenciosamente,
    Victor Sampaio

  4. leonardo

    Minha lavora de mamão papaia esta com duas doenças, ácaro branco e virose. Estou com dúvidas se as duas são ou não doenças. Quero saber qual enxofre devo usar para o ácaro e a virose.

  5. Portal Agropecuário

    Olá Daniel,
    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Pelas características relatadas, trata-se da doença conhecida como varíola do mamoeiro. Para ajudar no controle, o ideal é que você remova as folhas mais velhas do mamoeiro (as mais baixas).
    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  6. Daniel

    Olá André boa noite,eu tenho um pé de mamão em meu terreno em Pinhalzinho SP. ele cresceu muito está alto, deu e está dando muitos frutos mas oque ocorre, os frutos crescem mas ao querer amadurecer eles apresentam muitas pintas escuras e apodrecem antes de amarelar, oque eu faço que doença pode sere essa?

  7. Portal Agropecuário

    Olá Maria Aparecida Santos Martins,
    O ideal é que você vá até uma loja agrícola, para que o técnico te recomende o melhor produto. Aconselho que leve folhas afetadas pelo fungo.
    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  8. Maria Aparecida Santos Martins

    Tenho dois pés de mamão papaia que nasceram de sementes jogada, junto à uma arvore de Romãs.
    A romanzeira está com doença que seca as folhas e mancha as romãs.
    Agora os mamoeiros já com as frutas , as folhas ficam amarronzadas e enroladas até secarem as folhas. Cortei a romã, mas o tronco está oco com doença . Qual fungicida devo usar no mamoeiro que quero salvar. E como usar.
    Obrigada.
    Aparecida.

  9. Portal Agropecuário

    Olá Arlet,
    Pela descrição, parece se tratar de uma doença conhecida por varíola do mamoeiro. Para combater a doença, você deve remover as folhas mais velhas do mamoeiro (as que estão localizadas na parte inferior), após a remoção, aconselho que queime o material. Os frutos estão com a aparência rugosa, mas podem ser consumidos normalmente, pois não causará nenhum dano a você e sua família.
    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  10. arlet

    tenho um mamoeiro em minha casa,está carregado de frutas mas os frutos estão enrugados,e não sei o que fazer!crescem,ficam grandes mas com aparencia rugosa!ele está vistoso aparente mas os frutos não!1porque?desde já agradeço

  11. Portal Agropecuário

    Olá Adionel,
    Os mamões estão ficando com pequenas manchas escuras? O enxofre é uma ótima forma de controle, mas é preciso realizar a remoção das folhas velhas, que são as mais baixas, para que o controle seja mais eficiente.
    Agradecemos pelo seu comentário.

  12. adinoel chaves barbosa

    Meu pé de mamão está adoecendo, preciso cortar ou com enxofre resolve?

  13. Portal Agropecuário

    Olá John,

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O ataque do ácaro tem início geralmente nas folhas mais velhas para depois generalizar-se por toda a planta, inclusive nas folhas do ponteiro. As folhas atacadas apresentam, de início, pequenas manchas avermelhadas entre as nervuras das folhas, as quais coalescem, tomando toda a folha que, posteriormente, seca e cai. Essa praga pode ocorrer em reboleiras, então verifica-se os sintomas de ataque nas folhas abertas do ponteiro.

    Controle: Realizar amostragens com intervalos de 5 – 7 dias. O nível de controle que se sugere para esta espécie é 40% de plantas infestadas. No seu controle, são indicados produtos sistêmicos específicos que agem por contato. Usar produtos registrados para as culturas.

    Para mais informações sobre o receituário correto, recomendamos que consulte um técnio.

    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  14. john mendes nogueiran

    COMO controlar acaro na bananeira .

  15. Portal Agropecuário

    Olá, Jane!

    Que bom que gostou do nosso artigo sobre controle de pragas do mamoeiro.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

  16. jane brito

    Gostei muito da dica,pois a minha mãe tem dois pés de mamãos e as folhas estavam ficando amarela e cheias de ácaros .Agora já sei o que fazer.bjs

  17. Samia Andrade

    Bom dia, Marcos!

    Agradecemos o comentário e o elogio. O seu contato será repassado para o setor responsável.

    Para mais informações sobre a http://www.cpt.com.br/cursos-fruticultura-agricultura” title=”Mais informações sobre os Cursos da área Fruticultura” rel=”nofollow”>área Fruticultura, visite o site do CPT.

    Atenciosamente,

    Samia Andrade

  18. MARCOS EGIDIO ROCHA

    Adorei a matéria. Com certeza essa praga no mamão e outras culturas são um problema muito grande.
    Gostaria de saber se tem interesse em parceria, pois sou fabricante de calda sulfocácica, produto com 28% de enxofre.

    Atenciosamente,

    Marcos Egidio.

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Assine o Newsletter Grátis!


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...