Aprenda sobre o plantio do coco orgânico

O plantio do coco orgânico é bastante diferente da forma como é feito o cultivo convencional

 

Primeiramente é importante ressaltar que o coqueiro é uma planta que se desenvolve melhor em locais que apresentam as seguintes características:

- regiões mais baixas; - clima tipicamente quente, com temperatura média anual em torno de 25ºC; - umidade relativa entre 65% e 85%; - solo leve, com características arenosas (areia quartzoza, podzólicos e latossolos com menor percentual de argila).

Outra informação de grande importância é que o plantio do coco orgânico é bastante diferente da forma como é feito o cultivo convencional. Pois nesta cultura não existem preocupações com o preparo do terreno, fazendo arações profundas e invertendo as camadas do solo. Pelo contrário, a principal preocupação, neste caso, consiste em causar menor agressão possível ao meio ambiente.

Recomenda-se aos produtores rurais fazer o plantio do coqueiral orgânico na época das chuvas, a fim de se obter melhores condições de pegamento da muda. E caso haja disponibilidade, as cascas de coco poderão ser utilizadas na preparação e no fechamento do berço, no lugar do capim seco.

Assim que as primeiras plantas espontâneas começarem a surgir sobre o berço, o produtor poderá dar início ao plantio do coqueiral. É muito importante que as mudas utilizadas sejam de origem orgânica, podendo ser adquiridas de produtores certificados ou até mesmo produzidas na própria fazenda.

O produtor deve saber que produzir muda orgânica de coqueiro anão não é muito difícil e que ele mesmo poderá se encarregar desta tarefa, caso não haja urgência em fazer o plantio, pois as mudas poderão demorar até seis meses para ficarem prontas. Para isso, ele deverá escolher um produtor de coco orgânico, que possua um coqueiral devidamente certificado como orgânico, e encomendar a quantidade de coco maduro necessária para fazer o seu viveiro.

Quando as mudas atingirem cerca de 15 cm de altura, elas deverão ser transplantadas. Sendo assim,  no momento de levá-las para o campo, elas deverão ser arrancadas com muito cuidado, de modo que suas raízes sejam preservadas.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Cultivo Orgânico de Coco. Neste curso, o professor Adoniel Amparo orienta a respeito das vantagens do coco orgânico, do plantio, do cultivo, entre outros. Leia também nosso artigo Como cultivar organicamente o coqueiral.

Beatriz Lazia 10-04-2012 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.