Centro de Produções Técnicas

Editora chefe do Portal Agropecuário e Tutora dos Cursos CPT - Centro de Produções Técnicas. Graduanda da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG

4 responses to “Aprenda como produzir mudas de coqueiro anão”

  1. silvaniateixeira

    Olá, Paulo!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    O uso de corretivos e fertilizantes para a cultura do coqueiro pode ser dividido, na prática, em 3 fases: plantio, formação e adubação.

    Qualquer que seja a fase da cultura, o importante é determinar quanto, quando e como adubar, levando-se ainda em consideração o aspecto econômico.

    As plantas de coqueiros apresentam respostas às adubações a médio e longo prazo, assim, torna-se necessário um programa de adubação através do planejamento das operações de aplicações. Essa atividade deverá ser constantemente monitorada e acompanhada por meio de análises de solo e de folhas, a fim de correlacionar o nível de nutrientes e produtividade.

    Duas adubações de cobertura deverão ser efetuadas: uma, no início, e outra, após o período chuvoso (em regiões em que não são utilizados sistemas de irrigação). De maneira geral, as adubações constituem-se de uréia, fósforo e potássio.

    Em propriedades com adoção de maior grau tecnológico, verifica-se o uso da fertirrigação, onde os fertilizantes são aplicados de forma conjugada ao sistema de irrigação.

    Além da adubação mineral, recomenda-se, também, uma cobertura orgânica, extremamente importante ao desenvolvimento do coqueiro.

    A adubação é indispensável para a boa produção dos coqueiros. São necessários quatro adubações básicas ao ano (uma a cada 3 meses) com 700 g de nitrocálcio e 250 g de cloreto de potássio por planta. Os produtos podem ser adquiridos em lojas de produtos agropecuários. Recomanda-se aplicar anualmente 40 L de esterco de curral, 200 g de superfosfato simples, 100 g de cloreto de potássio e 50 g de cloreto de sódio por planta.

    Os fertilizantes devem ser espalhados em volta da planta e incorporados ao solo dentro de uma faixa circular, cuja área é crescente em função da idade e da projeção da copa da planta. Nos primeiros três anos de idade da planta, deve-se adubar numa faixa entre 30 cm e 100 cm da estipe da planta. Em coqueiros entre quatro e dez anos em diante, a faixa fica entre 50 e 100 cm e, finalmente, em coqueiros adultos, a faixa deve ficar entre 150 cm e 200 cm.

    Atenciosamente,

  2. paulo carvalho de assis

    Boa tarde! Estou começando um plantio de coco anão e gostaria de uma informação: qual a profundidade para se plantar e qual o tipo de adubo utilizado para o preparo da cova de coco? Obrigado!

  3. aurelio gomes de araujo

    Quero comprar os livros, Coqueiro Anao, pragas e doenças do coqueiro, cultivo organico de coco, moro em Recife Pernambuco, e quero começar a plantar coco.
    Espero contato, vcs tem cursos aqui?

    Aurelio Gomes.

Deixe uma Resposta

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Curso sobre Produção de Mudas de Coco Anão e Híbrido

Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Ligamos para você!

Por favor, preencha todos os campos


Assine o Newsletter Grátis!

Digite seu e-mail:


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...