Conheça algumas pragas do coqueiro

Um bom controle e manejo de pragas do coqueiro começa com as inspeções constantes no coqueiral, com o objetivo de identificar os devidos problemas

As pragas são um dos principais fatores que influem negativamente na produção do coqueiro

  coqueiro

Um bom controle e manejo de pragas do coqueiro começa com as inspeções constantes no coqueiral, com o objetivo de identificar os devidos problemas. Tanto as pragas quanto as doenças que atacam o coqueiro sempre trazem algum prejuízo ao produtor de coco. Algumas pragas são mais comuns nos coqueirais, podendo ser classificadas como pragas do coqueiro e pragas secundárias do coqueiro. Passemos a elas:

Ácaro da gema e do fruto Este ácaro ataca as plantas no viveiro e mudas recém introduzidas no campo e, mais tarde, atacam o coqueiro, afetando a produtividade deste. Ele chega até os coqueirais, levados pelo vento ou por meio de insetos, e vive em cocos novos, sugando a seiva da epiderme. Os frutos atacados ficam com aspecto áspero, deformados e a massa branca pode ficar reduzida em até 50%, limitando a comercialização de frutos secos.

Pulgão Os pulgões apresentam formas ápteras e aladas, medem aproximadamente 2 mm, de cor preta e circundados por uma franja branca. Localizam-se, preferencialmente, nas folhas novas, sugando-lhes a seiva. As mudas que são atacadas por eles ficam com uma coloração escura, lembrando fuligem.

Broca da folha A broca da folha do coqueiro ocorre onde há grandes culturas de coqueiros. Na sua fase inicial, ataca somente a base da folha e os danos não são tão significativos, porque ainda há circulação de seiva. Entretanto, quando a infestação é muito alta e as larvas começam a atacar a extremidade da folha, os danos são consideráveis.

Broca do tronco Esta é uma praga muito séria; a larva deste besouro alimenta-se do tronco do coqueiro, abrindo galerias e broqueando o tronco. O adulto é um besouro de cor preta; e os machos diferenciam-se das fêmeas por apresentarem, na extremidade do rostro, pelos avermelhados.

Broca do pedúnculo floral Este inseto vive durante o dia entre as axilas das folhas do coqueiro. A larva cria-se e alimenta-se do interior do engaço do pedúnculo floral ou na parte interna da bainha da folha do coqueiro, construindo galerias, broqueando e obstruindo a passagem de seiva pelos vasos periféricos do pedúnculo floral.

Lagarta marrom Elas apresentam coloração marrom escura e com listas longitudinais esbranquiçadas. O estágio da pupa geralmente ocorre fora da planta hospedeira. As lagartas são de hábito noturno e gregárias. Vivem durante o dia dentro de um ninho confeccionado pela união dos folíolos.

Lagarta verde Essa lagarta possui coloração verde clara, além de um par de apêndices caudais e cornos cefálicos. Alimenta-se das folhas do coqueiro.

Vaquinha do fruto Estes pequenos besourinhos alimentam-se dos frutos novos do coqueiro, destruindo a epiderme. Uma característica de um ataque intenso é a deformidade do coco. Mas os danos são, na maior parte dos casos, insignificantes.

Para maiores informações, consulte o curso Controle de Pragas e Doenças do Coqueiro, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito da morfologia do coqueiro, pragas e doenças, entre outros. Leia também nosso outro artigo a respeito Conheça as principais doenças que podem atacar os coqueiros.

Beatriz Lazia 11-12-2012 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.