Centro de Produções Técnicas

Editora chefe do Portal Agropecuário e Tutora dos Cursos CPT - Centro de Produções Técnicas. Graduanda da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

20 responses to “Conheça os tipos de adubação do coqueiro anão”

  1. Portal Agropecuário

    Olá Fabiana Ferreira,
    Em breve, uma de nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre como proceder para adquirir o material.
    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  2. Fabiana Ferreira

    Gostaria de comprar os livros do curso de coqueiros

  3. Portal Agropecuário

    Olá Marcelo,
    Aconselho que realize uma adubação em seu coqueiro. Você pode utilizar esterco bovino ou de galinha, ou então, húmus de minhoca. Em relação ao controle de abelhas, este é mais complicado, pois não é permitido a utilização de produtos para matá-las.
    Agradecemos pelo contato

  4. Marcelo fagundes

    Meu coqueiro não está segurando os cocos, eles estão secando e caindo. Também, tem muitas abelhas, o que eu faço? Por favor, me ajudem para que meu coqueiro dê frutos saudáveis.

  5. Portal Agropecuário

    Olá Edinei,
    Para produzir coco anão, você precisa determinar o tamanho da área a ser utilizada para o cultivo. Geralmente, em 1 hectare é possível plantar 100 mudas do coqueiro, como espaçamento de 10×10 metros. O plantio é realizado em covas, que devem ser abertas com antecedência mínima de 1 mês, e que você deverá realizar a calagem e adubação fosfatada e adicionar adubo orgânico. Em relação a profundidade das raízes, geralmente fica entorno de 1,50 metros.
    Agradecemos pelo seu contato.

  6. EDINEI PROTES FIGUEIREDO

    O plantio do coco anão é muito interessante. Estou interessado em plantar coco anão, e gostaria de saber a forma de plantio, cultivo e qual a profundidade da raiz. Obrigado pela atenção. Aguardo sua resposta

  7. Portal Agropecuário

    Olá Alessandro,

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  8. Alessandro Marques Araújo

    Solicito orçamento de materiais ou curso para plantio e conservação de cocos e frutas cítricas: limão, laranja e mexerica.

  9. Portal Agropecuário

    Olá, Francisco!

    Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

    Sugiro que acesse o link abaixo. Lá você encontrará vários artigos CPT sobre o cultivo de coqueiros, cheios de boas dicas e instruções.

    Atenciosamente,
    Silvana Teixeira.

    http://www.cpt.com.br/busca/artigos/coqueiro

  10. Francisco Adalberto

    Bom dia, Beatriz.

    estou precisando de uma sugestão de adubação para uma plantação de coqueiro adulto, não sei por qual motivo mas, não estão segurando os frutos e quando segura estão muito pequenos. por favor me de uma sugestão, eu já coloquei esterco de caprino mas não reslveu.

  11. Anibal Diaz Godoy

    Bonito. Tomara que o Brasil todo se encha de coco, produto espetacular.

  12. Andréa Oliveira

    Olá, Jorge!

    Muitos são os fatores que podem inibir o desenvolvimento do seu coqueiro anão, como adubação, irrigação, solo, pragas e doenças. É preciso uma análise minuciosa para identificar a baixa produtividade da planta. Por isso, o melhor a fazer é consultar um engenheiro agrônomo. Ele certamente avaliará o que, de fato, está acontecendo com o seu coqueiro anão.

    Agradecemos o contato!
    Atte.
    Andréa Oliveira.

  13. JORGE PACHECO

    Boa tarde!
    Plantamos um pé de coco anão, sem orientação nenhuma. Ele cresceu e deu 3 cocos, depois mais 3, agora 5. Só acho que ele precisa de algo para desenvolver. Ele está com 10 anos. Acredito que seja adubação. Qual a melhor? Nas flores ficam muitas abelha. Talvez algo que não deixa desenvolver o coqueiro. Ajude-me! Me falaram em sal grosso, fumo de rolo… Não sei mais o que faço para que os coquinhos não caiam.

  14. silvaniateixeira

    Olá, Luciana!

    Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

    O coqueiro, uma das principais oleoginosas do mundo, é uma palmácea, de região litorânea e produz bem em todo Brasil. Sua produção é contínua e exige adubações constantes.

    Por ser uma planta de clima tropical, o coqueiro é muito exigente em temperatura. A ideal gira em torno de 27°C manifestando o máximo potencial produtivo. Temperaturas inferiores a 15°C levam a uma paralisação do crescimento da planta e abortamento de flores consequentemente há comprometimento da produção.

    O ideal é que o coqueiro seja cultivado em solos profundos, bem drenados, de textura média e se possível de boa fertilidade. Dessa forma haverá um bom desenvolvimento do sistema radicular da planta.

    A análise química do solo determina, de acordo com os teores de nutrientes presentes, qual a necessidade de adubação. Após essa análise e observação de qual é o nutriente deficiente, você tem duas alternativas:

    1)Fazer uma mistura de fertilizantes simples.

    2)Adquirir no mercado uma fórmula de fertilizantes que atenda as necessidades indicadas pela análise química.

    A acidez do solo também deve ser corrigida no processo chamado calagem. O uso correto do calcário proporciona ao solo condições favoráveis às atividades agrícolas. Entre outros benefícios proporcionados pela calagem estão: melhoria do ambiente radicular das plantas, estímulo à atividade microbiana e melhoria da fixação de nitrogênio.

    Quanto ao uso de sal, salientamos que a salinidade contribui para tornar a água do coco mais doce, já que a água salina aumenta o brix. O coqueiro suporta salinidade da água entre 5,0 e 10,0 dS.

    Atenciosamente,
    Silvana Teixeira

  15. Luciana

    Olá,…tenho um coqueiro anão que já tem 3 anos, ele está forte plantado na grama do jardim mas ainda não começou a produção… Tenho que adubar? Uma pessoa disse que era pra eu jogar sal grosso em volta… O que faço??? Vcs podem me ajudar? Desde já agradeço a atenção!

  16. silvaniateixeira

    Olá, Alberto!

    Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

    Para maiores informações sobre o Cursos CPT relacionados à produção do Coco Anão, nossas consultoras entrarão em contato.

    Atenciosamente,
    Silvana Teixeira

  17. andreaoliveira

    Bom dia, Alberto!

    Os Cursos CPT possuem cursos a distância. Você pode fazê-los em casa!
    Em breve, nossas atendentes entrarão em contato para mais informações.

    Agradecemos a visita e o comentário!
    Atenciosamente,
    Andréa Oliveira.

  18. Alberto Palma Campos

    Bom dia, caríssimos ou ilustres mestres.
    Meu nome é Alberto. Sou Angolano, país da África. Tenho necessidade de fazer um curso por correspondência sobre plantio de coco anão. Gostaria de saber quais são as condições exigidas. Um abraço

  19. Samia Andrade

    Bom dia, Joseval!

    As mudas de coqueiro deverão ir para o campo quando atingirem a altura aproximada de 40 cm e o plantio deverá coincidir com o período chuvoso.

    Para aprimorar seus conhecimentos ou obter mais informações, recomendamos o Curso Produção de Coco Anão Para Consumo de Água da área Cultivo e Processamento de Coco do CPT, que é constituído por um DVD e um livro interativo. O Curso aborda os seguintes tópicos:

    - Características botânicas
    - Descrição da planta do coqueiro anão
    - Condições de solo e clima
    - Condições de solo
    - Condições climáticas
    - Produção de mudas
    - Obtenção de mudas
    - Preparo do viveiro
    - Semeio no viveiro
    - Implantação da cultura
    - Preparo da área
    - Espaçamento e densidade de plantas
    - Abertura das covas
    - Adubação de plantio
    - Plantio
    - Tratos culturais
    - Adubação de cobertura
    - Técnicas de adubação
    - Toalete, desbaste de frutos e manejo de plantas daninhas
    - Irrigação do coqueiro anão
    - Pragas e doenças do coqueiro anão
    - Colheita e comercialização

    Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

    Atenciosamente,

    Samia Andrade

  20. joseval

    Gostaria de plantar coqueiros híbridos. Quando devo iniciar o plantio?

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Curso sobre Produção de Mudas de Coco Anão e Híbrido

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Assine o Newsletter Grátis!


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...