Vantagens da produção de coco

O coqueiro, que dá origem ao coco, é uma das plantas mais úteis do mundo

A industrialização é uma maneira prática e eficiente para aproveitar a produção do coco e seus derivados

coco

O coqueiro, que dá origem ao coco, é uma das plantas mais úteis do mundo. Conhecido como "a árvore da vida", ele tem um papel importante na vida das pessoas que habitam as regiões tropicais e úmidas e, indiscutivelmente, tem tanta importância nos dias de hoje como em tempos passados. Constitui-se a mais importante das culturas perenes possíveis de gerar um sistema autossustentável de exploração, como provam vários países do continente asiático.

A agroindústria dos produtos coqueiros, no Brasil, é caracterizada pela existência de algumas unidades, de grande e médio portes, e por uma agroindústria de pequeno porte, ainda pouco expressiva e incipiente, com boas perspectivas de desenvolvimento face à demanda nacional, bem superior à oferta.

Os produtos de coco, no Brasil, como na maior parte do mundo, são matéria-prima de relevância na indústria de muitos produtos alimentares, desde fábricas de bolachas, indústrias de doces, iogurtes, sorvetes e restaurantes industriais até pequenas confeitarias e lanchonetes. Assim, como para qualquer outro alimento humano, de origem vegetal, esses produtos têm de ser submetidos a cuidados especiais, a começar na fase cultural (em especial nos tratos culturais agrícolas e na colheita), bem como no transporte, armazenamento, processamento e comercialização.

A industrialização é uma maneira prática e eficiente para aproveitar a produção do coco e outros produtos do coqueiro, facilitando a sua comercialização nas mais diversas formas. Algumas estratégias ajudam, consideravelmente, a melhorar os rendimentos do produtor rural. Hoje, uma das estratégias mais usadas para vencer o mercado, altamente competitivo, do setor de produção de alimentos, é a diversificação.

A industrialização permite também uma expansão comercial mais fácil, além de ser uma maneira cômoda para o consumidor que poderá, por exemplo, manter em seu congelador, durante todo ano, coco verde em forma de água ou polpa congelada. Além disso, muito pode ser feito para melhorar a comercialização no mercado interno dos produtos e subprodutos do coco, já que se tratam de matérias-primas de relevância na indústria alimentar.

É grande o número de propriedades rurais, que já plantaram ou estão preparando o solo para o plantio de coco. Ao que parece, os produtores rurais, de modo geral, perceberam que existem grandes vantagens de se trabalhar com essa cultura. A introdução do coqueiro, no país, e sua adaptação aos solos arenosos da costa brasileira permitiram o surgimento de uma classe produtora, ocupando um ecossistema com poucas possibilidades de outras explorações comerciais cuja cadeia produtiva é muito diversificada e de grande significado social.

Mas é preciso que fique bem claro que a expansão do cultivo de coco não se restringiu apenas à Costa brasileira, mas também ao interior dos Estados. Esse fato se deve, principalmente, ao grande aumento da procura e do consumo da água de coco verde, ou seja, in natura.

Contando com inúmeras vantagens, a produção de coco auxilia a entrada de pequenos e médios produtores no mundo da agroindústria. Para saber mais a respeito do assunto, consulte o curso Industrialização do Coco, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do biólogo Raimundo Camelo Mororó, que aborda temas como os produtos e uso do coqueiro, vantagens econômicas, preparo do coco para processamento, entre outros. Leia também nosso outro artigo a respeito Agroindústria do coco.

Beatriz Lazia 14-11-2012 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.