Cultura do girassol: entenda o aproveitamento e a diversidade de produtos

A cultura do girassol gera uma série de produtos que são aproveitados em várias atividades

A cultura do girassol gera uma série de produtos que são aproveitados em várias atividades.

Cultura do girassol: entenda o aproveitamento e a diversidade de produtos

A cultura do girassol tem sua origem no Peru, mas estudos indicam que essa oleaginosa já era plantada pelos índios norte-americanos 3000 a.C.. No entanto, sua domesticação se deu no México e no Sudoeste dos Estados Unidos. Com a colonização espanhola, o girassol foi levado para a Europa, onde foram desenvolvidos os primeiros cultivos no continente. No século XIX , o girassol chega ao Brasil, na Região Sul, para o preparo de chás matinais. Mais tarde,  iniciou-se o melhoramento e o cultivo de girassol em outras regiões.

Atualmente, a produtividade de girassol, no país, varia de 1500 a 2400 kg/ha, dependendo do nível de tecnologia empregado. Existem inúmeras áreas de cultura do girassol no Mato Grosso, no Rio Grande do Sul e em Goiás. Neste último, é usado na rotação de culturas. Já em  São Paulo, essa oleaginosa tem sido usada para substituir a cana em áreas de renovação dessa cultura.

Raiz

O sistema radicular pivotante da cultura do girassol possui um papel importante na rotação de culturas, pois ajuda a reciclar os nutrientes existentes no solo.

Hastes

São utilizadas para fabricação de isolamento acústico.

Hastes e folhas

Hastes e folhas de girassol, juntas, dão origem a uma ótima fonte de adubação verde com rendimentos que variam entre 3 a 5 ton/ha.

Flores

As flores têm um grande uso na forma de ornamentação, além de servirem de fonte de pólen na fabricação de mel.

Grãos e frutos

As flores de girassol, quando fecundadas, dão origem a frutos que são muito ricos em óleos. O grão "in natura" serve de alimentação para diversos tipos de aves. Pode, também, ser utilizado como girassol de confeiteiro em substituição de diversas amêndoas. Na alimentação humana, é consumido "in natura" ou torrado e envasado.

Óleos

A produção mundial de óleo de girassol está em quarto lugar em importância, fica atrás apenas da soja, palma e canola. No mundo, o principal uso do girassol é para a produção de óleo, rico em ácidos graxos, cerca de 47%, e em proteínas, cerca de 24%.  Além disso, possui 20% de carboidratos totais e 4%  de minerais.

1 tonelada de grãos de girassol rende:

400 kg de óleo;

250 kg de cascas;

350 kg de torta, com teor de proteína em torno de 45 a 50%.

O uso desse óleo é muito valioso para a saúde humana, pois é redutor de colesterol total e de sua forma LDL-colesterol, chamado colesterol ruim. Servindo de prevenção para vários doenças do sistema circulatório e do coração.

Após a extração do óleo de girassol, são elaborados inúmeros produtos proteicos:

Farelo

O farelo de girassol é uma fonte muito rica em proteína (em torno de 50%), além de conter aminoácidos essenciais. É fonte de Fósforo, Cálcio e vitaminas do complexo B. Também é bastante utilizado na composição de rações para a alimentação animal.

Farinha

Pode ser obtida pela pré-prensagem dos grãos de girassol e o uso de solventes orgânicos, ou apenas com o uso de solventes orgânicos.  A farinha de trigo pode ser suplementada com farinha de girassol na fabricação de pães. A farinha de girassol possui 63% de proteína.

Concentrado proteico e isolado proteico

São obtidos por métodos industriais , o concentrado proteico têm  70%  de proteína  em sua composição e o isolado proteico é proteína pura.

Silagem

A silagem de girassol surge como uma alternativa excelente para os produtores rurais. Na safrinha é uma cultura de ótima utilização, pois tem ciclo curto, aproveita água do solo e é de fácil colheita. A silagem advinda da cultura do girassol tem valor proteico melhor que a de milho, além de ser uma ótima fonte de energia.

Atualmente, a fabricação de óleo de girassol é destinada praticamente para a alimentação humana e tem uma nova utilização, como biodiesel, que o torna importante em nosso país. A utilização de biodiesel no óleo diesel comum deve ser de 5% , segundo legislação específica. Isso gera uma demanda anual de 2,5 bilhões de litros. Daí se considera o grau de importância da cultura do girassol no Brasil.

 Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Biocombustíveis, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Cultivo e Processamento de Girassol.


Andréa Rocha 06-08-2013 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.