Principais pragas e doenças da roseira e as formas de combatê-las

Pragas que atacam as roseiras

As rosas são flores lindas que embelezam jardins e residências, deixando o ambiente mais colorido, delicado e agradável. O cultivo é comum no Brasil, mas para que os botões se desenvolvam bonitos e saudáveis, a planta requer alguns cuidados.

Como todas as plantas, a rosa necessita de condições favoráveis para a sua sobrevivência. Quem cultiva uma roseira precisa se atentar para a manutenção, que requer podas regulares, irrigação e abudo de qualidade. Somete assim as rosas poderão florescer fortes e bonitas.

Quando as roseiras não recebem o tratamento apropriado, elas ficam vulneráveis a doenças e pragas. Conheça os problemas mais comuns das roseiras e as formas de combatê-las.

Mancha Negra

Os primeiros sinais deste problema se manifestam nas folhas, que adquirem manchas escuras e depois caem da roseira. Apesar de atingir a parte inferior da rosa, o fungo pode se espalhar pelo corpo todo e comprometer o desenvolvimento dos botões. O problema se intensifica nos dias quentes e úmidos. No caso de uma roseira contaminada por mancha negra, é necessário remover todas as folhas contaminadas e em seguida pulverizar óleo de sódio nas plantas.

Ferrugem

Os sintomas são manchas amareladas na parte inferior, como caule e folhas. Para evitar a proliferação do problema e combatê-lo, é preciso remover do jardim as folhas que despencam no solo por causa da ferrugem. O combate da doença acontece por meio da manutenção contínua e do uso de um spray de enxofre.

Oídio

Os primeiros indícios são manchas esbranquiçadas que deformam as folhas. Isto ocorre por causa da ação de um fungo, que se torna mais intensa com o ar úmido. Para evitar o problema, é necessário regar a roseira diariamente, sempre de cima para baixo, para que todos os fungos sejam removidos. Se a doença agravar, recomenda-se a aplicação de fungicida sobre as rosas afetadas.

Ácaros

Os ácaros causam sérios danos à roseira. Os primeiros sinais são as teias, quase imperceptíveis. Aos poucos as folhas adquirem uma cor amarelada e podem representar uma grande ameça para a saúde da planta e para pessoas que sofrem com alergias respiratórias. Para que os ácaros não se proliferem é necessário pulverizar as plantas. 

Insetos

É importante usar produtos adequados no combate de besouros, lagartas e vermes que podem comprometer a roseira. Uma forma de combater essas pragas é usando inseticida sob as pétalas.

Coloque essas dicas em prática e mantenha a roseira sempre bonita e saudável.

Para mais informações sobre como identificar e combater as principais pragas da roseira conheça o Curso CPT Como Produzir Rosas.

Por Lidiany Duarte
Fonte: Mundo das tribos

 

Silvana Teixeira 10-11-2014 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.