Alguns aspectos relacionados à fruticultura

O país conta com solo e clima favoráveis à fruticultura em larga escala

 

Cresce cada vez mais a demanda por frutas no Brasil. Isso se deve ao fato de que a renda familiar brasileira vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, implicando em mudanças nos hábitos alimentares e em uma maior valorização da saúde e do bem estar. Nesse sentido, as frutas estão sendo cada dia mais incluídas na alimentação das famílias.

Para atender a essa demanda, os agricultores devem se especializar, buscando métodos de profissionalização a fim de garantir a produção de frutas referente à demanda. Para esse processo, é importante que os produtores rurais busquem informações, oficinas, dias de campos, entre outros meios, para aprenderem como realizar uma produção de baixo custo e ao mesmo tempo sustentável.

Além disso, os produtores devem ter em mente que o país conta com solo e clima favoráveis à fruticultura em larga escala. Por isso, devem contar com a possibilidade de exportação da produção para mercados internacionais. Todavia, é necessário primeiro que o mercado interno esteja totalmente saciado.

Algumas técnicas, se empregadas corretamente, só têm a agregar valor às frutas. Um exemplo dessas técnicas são as melhorias que podem ser feitas no período pós-colheita, a utilização de embalagens e a adesão ao processamento de frutas, como a produção de doces, sucos e outros produtos. Além disso, o trabalho em grupo e a criação de associações de agricultores em regiões voltadas para a fruticultura enriquecem o produto final.

Os pequenos produtores contam também com a possibilidade de voltar suas produções para escolas da cidade, que vem cada vez mais se mostrando um mercado consumidor em potencial. Essa venda pode ser feita diretamente pelos produtores, gerando um lucro totalmente livre. Além das escolas, existem também os comércios, os supermercados e as quitandas, por exemplo.

No campo da comercialização, os fruticultores devem atentar-se para o transporte das frutas, pois este pode ser um problema. Algumas delas são muito sensíveis e, se amassadas, podem perder valor de mercado. Quando produzidas para o comércio, o visual é de extrema importância. Por isso, a precariedade do transporte pode atrapalhar: estradas ruins e caminhões velhos, por exemplo, prejudicam as frutas.

O investimento em infraestrutura tem retorno garantindo, além de ser uma forma de tentar minimizar os possíveis prejuízos provocados pela seca e o excesso de chuvas. Como se não bastasse, o setor da fruticultura só cresce, e já ocupa cerca de 3,4 milhões de hectares em todo o país. Isso resulta em geração de emprego, sendo que o setor já emprega mais de cinco milhões de pessoas na área, e esse número tende a crescer.

Para obter mais informações, consulte o curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do professor e pesquisador Dalmo Lopes de Siqueira, que aborda temas como o valor das frutas, planejamento, instalação e manejo do pomar e comercialização das frutas. Leia também nosso outro artigo Aprenda como fazer o planejamento do pomar para iniciar uma produção comercial de frutas.

Beatriz Lazia 16-05-2012 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.