Centro de Produções Técnicas

Editora chefe do Portal Agropecuário e Tutora dos Cursos CPT - Centro de Produções Técnicas. Graduanda da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

40 responses to “Aprenda a controlar pragas que atacam limoeiros”

  1. Portal Agropecuário

    Olá Fábio Porto,

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As medidas dependem de cada situação. Caso a infestação esteja no início, faça a poda dos ramos com presença de pulgão e coloque-os em um saco para descarte.

    Se o ataque for intenso, recomenda-se o mesmo procedimento anterior com a execução de poda dos ramos atacados e a retirada deles do local. Porém, se no ambiente for observada a presença de inimigos naturais, como larvas e adultos de joaninhas e do bicho lixeiro, eles darão conta da eliminação da praga.

    A chuva é outra alternativa eficaz de combate ao pulgão. Métodos naturais de controle devem ser sempre priorizados, mas, se necessário o uso de agrotóxicos, faça-o com orientação técnica para evitar perigos à saúde das pessoas e animais e outros problemas ambientais.

    Algumas receitas caseiras são suficientes para obter bons resultados. Deixe de molho por um dia, em duas colheres de chá de óleo mineral, 100 gramas de dente de alho moído finamente. Misture a solução em um vasilhame, no qual foram dissolvidos 10 gramas de sabão de coco picado em meio litro de água quente. Logo em seguida, filtre o material e dilua-o em 10 litros de água para pulverizar as plantas atacadas.

    Outra receita inclui a adição de quatro colheres de pimenta-vermelha e duas cabeças de alho picadas em solução de 50 gramas de sabão de coco diluído em 4 litros de água. Coe tudo em pano fino e aplique. Há também a opção de deixar em descanso, por sete dias, 100 gramas de pimenta-do-reino em um litro de álcool, para se juntar a 60 gramas de sabão de coco dissolvido em 1 litro de água fervente, logo que retirado do fogo. Faça três pulverizações a cada três dias com um copo cheio para 10 litros de água.

    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  2. fabio porto

    Boa tarde, gostaria muito da ajuda de vocês. É o seguinte, tenho um pé de limão taiti e um de laranja lima, que dão muito frutos durante ano inteiro. Só que de 2 meses pra cá apareceu essa praga chamada pulgão que está se espalhando muito rápido, minha pergunta é a seguinte: existe alguma solução caseira q possa ser efetiva contra esse tipo de praga?? desde já agradeço e obrigado.

  3. Portal Agropecuário

    Olá Renato,

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você notou se seu pé de limão está com formigas? A presença de formigas nas plantas está associada, possivelmente, com a infestação de pulgões. Em limoeiros e em outras plantas cítricas, os pulgões normalmente excretam o excesso de substância açucarada que sugam – a seiva. Ao atrair formigas pelo aroma adocicado, esse líquido é espalhado por elas na superfície da folha, formando um substrato para o desenvolvimento do fungo chamado fumagina.

    O controle desse sistema é realizado por meio da eliminação dos pulgões com inseticidas de contato ou sistêmicos, os quais devem ser pulverizados nas fruteiras na época de infestação. A utilização de repelentes como a calda de fumo, por exemplo, poderá trazer resultados satisfatórios. Sem o causador do processo, as formigas e a fumagina desaparecem com a ação de chuvas ou de ventos. A compra e a aplicação de defensivos agrícolas devem ser feitas somente com receituário agronômico.

    É bom lembrar a importância de contar com o acompanhamento de um profissional da área agrícola em todas as etapas do processo de produção. Há uma legislação vigente no país que não deve em hipótese alguma ser negligenciada.

    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  4. RENATO CESAR FERNANDES

    Bom dia, preciso muito da ajuda de vocês, tenho em minha casa um pé de limão cravo, até 2 meses atrás ele produzia direto, mas ultimamente ele até tem flores e frutos novos, mas em menor quantidade.

    E apareceram uma espécie de pulgões e as folhas ficam amareladas e doentes, e os frutos com a casca grossa e pouco caldo, conforme fotos que estou enviando.

    Gostaria da sua gentileza de me orientar como proceder, o que aplicar, etc., ou seja, como fazer meu limoeiro voltar a ser sadio, não entendo de defensivos e não gostaria de me aventurar sem a palavra de um especialista.

    Grato e aguardo resposta.

    Renato Cesar Fernandes
    Guariba-São Paulo

  5. Portal Agropecuário

    Olá Rute,

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para adubar, primeiramente você precisa realizar uma análise do solo e verificar se existe alguma deficiência nutricional no limoeiro para corrigi-la, já em relação ao veneno só são utilizados caso existe alguma praga ou doença atacando seu fruto.

    Para mais informações seria interessante consulta uma casa agrícola ou um técnico para uma correta avaliação.

    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  6. Rute

    Meu limoeiro Taiti está com os frutos a casca escura
    O que devo fazer adubar
    Ou colocar veneno?

  7. Portal Agropecuário

    Olá Ilzélia,

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Produção de Limão Taiti.

    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  8. Ilzėlia Ronceti Comarela

    Bom dia!
    Qual valor do DVD sobre a cultura do limão Tahiti?

    Atenciosamente,

    Ilzėlia

  9. Portal Agropecuário

    Olá Julio,

    Que bom que gostou do conteúdo do nosso site. Para mais informações sobre fruticultura não deixe de acompanhar nosso site.

    Atenciosamente,
    Ana Carolina dos Santos

  10. Julio Corrêa Mendes

    Gostei do portal.
    Estou formando um pequeno pomar, com 15 ou 20 mudas e preciso aprofundar meus conhecimentos sobre como cultivar laranja, limão, goiaba…

  11. Portal Agropecuário

    Olá, Luciana!

    Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.
    Sugerimos que acesse o link abaixo. Ele a levará a vários artigos CPT que abordam o cultivo do limão em todos os aspectos, inclusiva pragas, doenças e formas de controle.

    Atenciosamente,
    Silvana Teixeira.

    http://www.cpt.com.br/busca/artigos/limao

  12. luciana

    meu pé de limão está com bichinhos brancos que parecem um pó como faço para tirar eles de lá e salvar o meu limoeiro?

  13. Portal Agropecuário

    Olá, Edite!

    Encontramos em nosso site um artigo que aborda as principais doenças causadas por vírus e fungos que atacam o limoeiro. Para ter acesso ao conteúdo, acesse o link abaixo.
    Espero que a ajude.

    Atenciosamente,
    Silvana Teixeira.
    http://www.cpt.com.br/cursos-fruticultura-agricultura/artigos/limao-taiti-doencas-causadas-por-virus-e-por-fungos

  14. EDITE AUGUSTO

    Boa Tarde
    Meu limoeiro galego esta com o tronco cheio de limo. Em alguns galhos esta tipo uma farinha de cor amarronzada e esbranquiçada … Alguns frutos na casca tambem apresentam como se estivessem salpicados de farinha, outros estão como que secos de cor bege ….Como posso trata-lo? Usei oleo de Neem no tronco e galhos …

  15. Andréa Oliveira

    Olá, Rony!

    O Exocorte, doença provocada por um viroide, que afeta as variedades comerciais de citros, quando enxertadas sobre porta-enxertos suscetíveis, também pode causar rachaduras ou áreas deprimidas no tronco e nos ramos mais grossos do limoeiro ou lima. Por isso, sugerimos a você que consulte um engenheiro agrônomo para avaliar se seu limoeiro está sendo atacado por uma praga ou uma doença.

    Agradecemos a visita.
    Atte.
    Andréa Oliveira.

  16. rony carlos januário de jesus

    A Cochonilha também provoca rachaduras nos galhos do limoeiro [limão china}?

  17. Andréa Oliveira

    Olá, José!

    Agradecemos pela visita e pelo comentário em nosso site. Sugerimos que você procure ajuda de um profissional especializado, para que ele estude e avalie qual o tipo específico de larva está atacando o seu limoeiro e proceda ao controle adequado.

    Atte.
    Andréa Oliveira.

  18. Andréa Oliveira

    Olá, José!

    Agradecemos pela visita e pelo comentário em nosso site. Sugerimos que você procure ajuda de um profissional especializado para que ele estude e avalie qual o tipo específico de larva está atacando o seu limoeiro, para proceder ao controle adequado.

    Atte.
    Andréa Oliveira.

  19. Jose aparecido lofrano

    Boa noite!

    Meu limoeiro está com um tipo de larva, perfurando o tronco e secando alguns galhos. Gostaria que me indicasse algum produto para combater. Obrigado!

  20. Andréa Oliveira

    Olá, Fernando!

    Há ervas daninhas que são eliminadas com mais eficiência, se forem controladas com herbicidas. Por isso, o melhor a fazer é consultar um engenheiro agrônomo para avaliar o quadro geral do limoeiro e prescrever a dose adequada.

    Agradecemos a visita!
    Atte.
    Andréa Oliveira.

  21. Fernando Cesar Braga

    Bom dia a todos!!! Estou com um grande problema e preciso de ajuda. Moro na área rural de Macaé (RJ) e no caminho existem 2 limoeiros enormes onde todo ano pegamos limão à vontade que estão a beira de morrer por um ataque dessas ervas que cobrem o limoeiro como se fosse uma peruca, impedindo os limões de se desenvolverem, além de impedir que as folhas tenham contato com o Sol, matando o pé. O que faço para salvá-los??? Obrigado a todos!!

  22. Andréa Oliveira

    Olá, Carmem!

    O melhor a fazer é consultar um profissional especializado para avaliar o que, de fato, está ocorrendo com o seu limoeiro.

    Agradecemos a visita!
    Atte.
    Andréa Oliveira.

  23. carmem

    Meu pé de limão taiti está carregado de frutos. De repente, as folhas começaram a dobrar e a cair, mas não é por falta de água, pois molho quase todos os dias! Gostaria de saber o que está acontecendo?!

  24. Portal Agropecuário

    Boa tarde, Claudete! Em breve, nossas atendentes entrarão em contato.
    Agradecemos a visita!
    Atenciosamente,
    Andréa Oliveira.

  25. claudete

    Bom dia, gostaria de uma informação. O pé de limão Taiti está com os galhos tomados por um fungo
    Preto, áspero e os galhos estão secando, mesmo assim ele está com bastantes frutos nos outros galhos.

  26. Portal Agropecuário

    Olá, Gedeaosales!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    As folhas enroladas de um limoeiro são o resultado de vários problemas. Elas podem ser causadas por minador das folhas, pulgão, folha enrolada ou frio. Você precisará diagnosticar com precisão o que está causando esse mal no limoeiro. A maneira como cuida do limoeiro dependerá da raiz do problema. Embora algumas das causas das folhas enroladas sejam meramente desagradáveis e não danifiquem a produção de frutas ou a saúde do limoeiro, outras pragas podem matar a árvore se não forem eliminadas.

    Recomendamos que procure um especialista para uma correta análise e diagnóstico.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

  27. Gedeaosales Do Nascimento

    meu pe de limao estar com folhas novas enrrugadas dobradas e com alguma coisa branca que a faz enrrolar se

  28. Samia Andrade

    Bom dia, Sérgio Celso!

    Possivelmente o seu limoeiro está sofrendo ataque de pulgões. Experimente fazer um calde de fumo e aplicá-lo nas partes que o pulgão está atacando. Porém, ainda recomendamos que consulte um especialista para analisar a planta.

    Para aprimorar seus conhecimentos ou obter mais informações, recomendamos o Curso Produção de Limão Taiti da área Fruticultura do CPT, que é constituído por um DVD e um livro interativo. O Curso aborda os seguintes tópicos:

    - Aspectos econômicos
    - Dados de produção
    - Clima e solo
    - Produção de mudas
    - Porta-enxertos
    - Produção de mudas
    - Floração
    - Espaçamento e plantio
    - Covas
    - Plantio
    - Irrigação e adubação
    - Evotranspiração
    - Irrigação
    - Adubação
    - Tratos culturais
    - Desbrota
    - Podas
    - Controle de plantas daninhas
    - Culturas intercalares
    - Pragas e doenças
    - Cochonilhas
    - Doenças
    - Colheita e beneficiamento
    - Produção fora da época
    - Comercialização
    - Utilidades, benefícios e cuidados
    - Utilidades do limão
    - Benefícios do limão
    - Cuidados com o limão

    Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

    Atenciosamente,

    Samia Andrade

  29. Samia Andrade

    Bom dia, Maria!

    É ideal que consulte um especialista na área para que ele possa ver seu limoeiro e fazer uma análise, detalhando as causas.

    Para aprimorar seus conhecimentos ou obter mais informações, recomendamos o Curso Produção de Limão Taiti da área Fruticultura do CPT, que é constituído por um DVD e um livro interativo. O Curso aborda os seguintes tópicos:

    - Aspectos econômicos
    - Dados de produção
    - Clima e solo
    - Produção de mudas
    - Porta-enxertos
    - Produção de mudas
    - Floração
    - Espaçamento e plantio
    - Covas
    - Plantio
    - Irrigação e adubação
    - Evotranspiração
    - Irrigação
    - Adubação
    - Tratos culturais
    - Desbrota
    - Podas
    - Controle de plantas daninhas
    - Culturas intercalares
    - Pragas e doenças
    - Cochonilhas
    - Doenças
    - Colheita e beneficiamento
    - Produção fora da época
    - Comercialização
    - Utilidades, benefícios e cuidados
    - Utilidades do limão
    - Benefícios do limão
    - Cuidados com o limão

    Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

    Atenciosamente,

    Samia Andrade

  30. sergio celso

    Estou com problemas no limoeiro que está com folhas e frutos amarelos. Minha adubação é igual para todo o pomar e alguns pés estão amarelos. Se alguém souber como controlar isso, fico agradecido em receber ideias.

  31. maria

    Mandei podar um pé de limão, depois as folhas começaram ficar atrofiadas e os galhos começaram a morer. Agora todos os galhos estâo mortos, só o caule que está nascendo galhos. O que fazer?

  32. Portal Agropecuário

    Olá, Waliton!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Para controle das cochonilhas, o agricultor pode tomar algumas das medidas descritas abaixo:

    1- Pulverizar, utilizando inseticida fosforado sistêmico ou não.
    2- Pulverizar com óleos minerais ou vegetais na proporção de 1% de cada, repetindo a aplicação vinte dias após a primeira.
    3- Utilizar óleos minerais ou vegetais na proporção de 0,5% em mistura com inseticidas fosforados na metade da dosagem recomendada quando isoladamente. Repetir a aplicação quinze dias após a primeira.
    4- Aplicar o inseticida sistêmico granulado Aldicarb no solo.

    Observação: os inseticidas granulados sistêmicos devem ser aplicados no solo, em sulco de 10 cm de profundidade nas dosagens recomendadas. E cuidado! Não existe NC para cochonilhas das raízes, essas devem ser tratadas toda vez que trouxerem prejuízos às plantas.

    Qualquer, dúvida estamos a disposição.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

  33. waliton borges

    Boa tarde, Beatriz.

    Gostaria de saber como controlar a cochonilha branca em limoeiro, porque o pé que eu tenho esta atacado com esta pragas.

    Grato:

    Waliton

  34. nelso

    Pedro Henrique…Fernando…Observem as folhas novas…Olhem bem em ambos os lados daquelas que enrrugaram. ´Vocês verão um vermezinho de uns 3 mm (ele vai fazendo um trajeto tipo bicho geográfico. A folha (nova) também estará com uma goma branca. Esta larva é conhecida como “Minador de citros” e que eu saiba, não existe veneno para ele. A Embrapa fez ou ainda faz captura de insetos para descobrir os inimigos naturais desse minador para poder controlar. Estou com este problema no meu Tahiti e estou retirando as folhas novas infectadas. Notei que os ramos que têm folhas mais velhas finalmente estão segurando os frutos. Espero ter ajudado.

  35. Pedro Henrique

    gostaria de saber o que causa o aborto dos frutos do limão taiti logo apos a flor abrir ????
    plantei um pé de limão taiti já tem uns 4 meses e ele vivi dando flores mas naum segura carga logo apos as flores abrir os frutos amarelão e caem !!!!!
    a muda é inxertada

  36. Maria Goretti Bastos

    Tenho alguns pés de limão galeguinho e eles estão todos enfestados por uma praga que deixa as folhas todas escuras,parcendo mofo, eles estão secando e morrendo.
    como controlar esta praga?

  37. Fernando Antonio Souto

    Olá boa tarde, gostaria de umas informações. O pé de limão taiti está com um bicho comendo o caule e as folhas enrolando, mas ele está com vários frutos.

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Assine o Newsletter Grátis!


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...