Produção de banana

Cultivo que pode ser voltado tanto para o mercado interno quanto externo

A plantação de banana, entre os diversos tipos de cultivo, tornou-se uma opção promissora para produtores que desejam ter sucesso em suas produtividades. Entre as frutas consumidas pela população, ela é a que apresenta maior número de comercialização. No Brasil, a produção anual é de 6,5 milhões de toneladas, ocupando a segunda posição na exportação nacional de frutas e a terceira posição em área colhida.

No território brasileiro, a bananeira encontra condições favoráveis de clima e solo para seu cultivo e, embora seja um produto bem aceito na exportação, sua maior parte da produção permanece no mercado interno. Mas, vale ressaltar que, como qualquer outra produção agrícola, para que o sucesso seja obtido pelo produtor, e para que a produção gere lucros, o cultivo da banana deve ser realizado de forma adequada, considerando aspectos que vão desde a escolha do local até a escolha da variedade que mais se adapta à região de implantação do bananal.

A diferença entre algumas variedades de banana, que em alguns casos é grande, é determinada por aspectos, como :

- porte da planta; - tamanho do cacho; - forma e cor da casca do fruto; - gosto e aparência do fruto; - tolerância a determinadas pragas e doenças; - produtividade; - adaptabilidade a determinados climas e solos.

Caso a produção seja voltada para o mercado interno, as variedades mais utilizadas são: Prata, Prata Anã, Pacovan, Maçã, Terra, Mysore e D'Angola. Já para a exportação, são mais utilizadas as espécies Nanica, Nanicão e Grande Naine. Além dessas variedades mais conhecidas, existem também as chamada híbridas, obtidas a partir de ensaios com melhoramento genético ou de cruzamentos entre variedades diferentes.

A escolha da variedade mais adequada, para ser utilizada na implantação do bananal, é algo que deve ser feito de forma criteriosa, pois a utilização de uma escolha errada poderá se tornar uma perda do investimento, inviabilizando o agronegócio.

Pensando em auxiliar o produtor, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Produção de Banana. Neste curso, o produtor receberá informações sobre variedade e propagação, implantação do bananal, plantio, além de técnicas para colheita e tratamento pós-colheita. Os especialistas responsáveis pelo curso, afirmam que tanto o mercado interno quanto o externo estão cada vez mais exigentes, e por isso, o produtor deve investir em um conhecimento aprofundado a respeito da atividade.

Beatriz Lazia 22-09-2011 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.