Produção de graviola

A graviola possui grande aceitação e valor no mercado

A graviola é uma fruta das regiões tropicais da América muito apreciada pelos habitantes desses lugares, por isso tem um bom valor de mercado, principalmente nos países da América Latina. O preparo do solo para o cultivo da gravioleira segue as mesmas recomendações para outras plantas perenes. Primeiro vem o preparo do solo, que em terrenos ainda não cultiváveis se faz com a derrubada, encoivaramento, queima, combate à formigas e cupins de solo e análise do solo.

A poda é uma prática cultural que acompanha o cultivo da gravioleira desde os oito meses. A gravioleira é uma árvore de crescimento ereto e a colheita de frutos grandes como as graviolas em plantas com 5m ou mais é trabalhosa. Este procedimento visa facilitar os tratos culturais e a colheita dos frutos. Outra prática é a poda de limpeza feita antes das chuvas, quando são eliminados os ramos com brotações indesejáveis e os ramos secos, doentes e com sintomas de ataque de pragas e doenças.

A colheita da graviola é manual, feita tradicionalmente em caçuás, espécie de balaio ou cesto. Os frutos devem ser colhidos quase maduros, quando a coloração verde-escuro passar a verde-claro, e com muito cuidado para não massarem. A extração da polpa para armazenamento é simples. No filme mostramos um método caseiro, nível de propriedade rural, que você pode praticar aí mesmo na sua propriedade para seu consumo.

As flores da gravioleira são hermafroditas e apresentam estames numerosos circundando os carpelos, de coloração verde na fase de crescimento e amarelado próximos da antese, situados em pedúnculos curtos axilares ou diretamente no tronco. Elas são consideradas auto-estéreis em virtude do fenômeno chamado de dicogamia protogínica, isto é os órgãos masculino e feminino não amadurecem ao mesmo tempo.

A propagação vegetativa é o método mais indicado, porque resulta em plantios uniformes e o início da produção é mais cedo. Entre esses métodos, o da enxertia é o mais praticado seja por garfagem ou por borbulhia. Para obter uma boa enxertia, primeiro seleciona-se a planta com mais de três anos de idade que se quer propagar. Esta deve ser produtiva, resistente a pragas e doenças e produzir frutos de boa qualidade.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Produção de Graviola. Nesse curso, o coordenador José Inácio Lacerda Moura orienta a respeito de aspectos botânicos, clima e solo, platio e propagação, pragas e principais doenças, além de produção e colheita.

Beatriz Lazia 23-11-2011 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.