Produção de maracujá

Cultura lucrativa tanto para pequenos quanto para grandes produtores

 

A produção e o processamento de frutas constituem importantes atividades econômicas, permitindo obtenção de maior renda por área cultivada e gerando mais empregos do que outras atividades agropecuárias. O maracujá, por exemplo, é comercializado como fruta fresca para mercados atacadistas e varejistas. E o seu suco é o terceiro mais vendido no Brasil, ficando atrás apenas do de laranja e de caju.

É uma cultura que pode ser lucrativa para qualquer tipo de produtor, e gera grandes fontes de renda no âmbito da agricultura familiar. Isso ajuda a fixar as famílias no campo. No entanto, a decisão de implantar uma lavoura de maracujá deve ser baseada numa pesquisa para verificar a existência de mercados consumidores, seja para a indústria de frutos frescos ou para processamento.

O fruto do maracujazeiro varia em formato, tamanho e cor da casca, conforme a espécie. O rendimento do suco varia de 30 a 40% em relação ao peso do fruto, no maracujá amarelo e no maracujá roxo. Já as flores da fruta, apresentam alguns problemas quanto à polinização. Ocorre auto-incompatibilidade, ou seja, uma planta é incapaz de fertilizar a outra. Para que a fertilização ocorra, é necessário que haja plantas com diferentes genótipos na lavoura e, também, a presença de insetos polinizadores, que façam a polinização cruzada.

A temperatura afeta o metabolismo das plantas e, portanto, o seu crescimento, desenvolvimento e produção. O maracujá amarelo é sensível a ventos frios e geados. Já o maracujá roxo tem certa resistência a geadas curtas. Quanto à luminosidade necessária, o amarelo tem seu florescimento diretamente afetado pelo número de horas de insolação diária que recebe.

A forma de propagação do maracujazeiro mais utilizada é por meio de sementes. Mas, também, podem ser utilizadas as técnicas de estaquia, enxertia e cultura de tecidos. A produção de mudas por sementes é a forma mais barata, mais fácil de executar e que gasta menos tempo para a formação das mudas. O ideal é que o produtor ou o viveirista utilize sementes melhoradas para formação das mudas, mas, se não for possível, poderá fazer retiradas de semente de sua própria lavoura.

Pensando em auxiliar o produtor que deseja investir na produção de maracujá, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Produção de maracujá. Neste curso, o produtor receberá informações que lhe auxiliarão na produção, colheita, controle de pragas e comercialização do maracujá. O coordenador do curso, Waldir Vicente dos Santos, orienta que os custos de produção do maracujazeiro variam de região para região, em função do nível de conhecimento e infra-estrutura do produtor.

Beatriz Lazia 21-09-2011 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.