Algumas vantagens e desvantagens do sistema hidropônico

O sistema hidropônico permite ao agricultor semear em qualquer lugar

O cultivo protegido é uma técnica que tem como principal objetivo evitar que as plantas sofram qualquer tipo de estresse climático, como excesso de chuva e granizo, e também diminuir o ataque de insetos-praga e doenças. O tipo de cultivo protegido do qual iremos tratar é o chamado hidropônico, que é feito em água.

Neste tipo de sistema, o solo ou substrato é totalmente substituído por uma solução nutritiva contendo todos os elementos minerais essenciais para as plantas. Nessa técnica, as raízes ficam acomodadas em uma canaleta em que são banhadas alternadamente por uma solução nutritiva. Esse tipo de sistema pode ser cultivado em espaços pequenos e com uma densidade de plantação maior, sendo assim, a produção de alimentos em relação à terra é superior.

Essa técnica permite também a possibilidade de cultivar alimentos mais saudáveis, além de ajudar na diminuição dos desperdícios que possam existir. Um exemplo dessa diminuição do desperdício pode ser visto em relação ao cultivo da alface, que se cultivada na terra tem muitas folhas inválidas, já no cultivo hidropônico cerca de 99% das folhas são válidas. Uma alface hidropônica pode ser vendida a um valor cerca de 40% mais caro do que uma alface cultivada tradicionalmente.

Isso se deve ao fato de essa técnica de cultivo ser feita na água pura, sem o contato com o solo, com agrotóxicos ou com qualquer risco de contaminação. Como se sabe, os consumidores buscam cada vez mais por produtos livres de agrotóxicos.

São muitas as vantagens oferecidas pelo sistema hidropônico, a primeira delas é que essa técnica permite ao agricultor semear em qualquer lugar, pois não há limitações da terra; a produção é de melhor qualidade, já que as plantas crescem em ambiente totalmente controlado; o trabalho é mais leve e limpo e não é necessário manejo de solo; o número de mão-de-obra é menor; não há necessidade de rotação de culturas; o uso de agrotóxicos é infinitamente menor; existe o mínimo de desperdício de água e nutrientes, pois o aproveitamento deles é racional.

Mas, como tudo na vida tem seus prós e contras, o sistema hidropônico também tem algumas desvantagens. Uma delas ocorre no início do cultivo, pois os custos iniciais para a construção de estufas, mesas, bancadas, sistemas hidráulicos e elétricos são altos. Também faz-se necessário, em alguns casos, a utilização de inseticidas e fungicidas. Por fim, nesse sistema é preciso que se utilize equipamentos mais sofisticados e precisos, que são mais caros do que os utilizados em sistemas convencionais.

Contudo, os resultados provindos desse sistema de cultivo protegido são muito satisfatórios e cada vez mais os produtores têm utilizado a hidroponia. Para obter o sucesso com esse sistema, basta que o produtor tenha cuidados básicos, que vão desde a instalação de estufas até a prevenção de patógenos. Além disso, o produtor deve conhecer o meio em que vai cultivar, pois conhecendo o ambiente, ele estará apto para tomar as devidas decisões, que serão responsáveis por aumentar a produção, além de contribuir para uma maior eficiência da utilização dos nutrientes de que dispõe.

Para mais informações, consulte o curso Hidroponia: O Cultivo sem Solo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. Neste curso, o professor José Damião de Jesus Filho orienta a respeito dos sistemas hidropônicos, fatores ambientais que afetam a hidroponia, preparo e manejo da solução nutritiva, entre outros. Leia também nosso outro artigo Hidroponia - cultivo sem solo. Confira o vídeo abaixo e tenha uma prévia do que o curso aborda!

Beatriz Lazia 24-05-2012 Hidroponia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.