Hidroponia - Cultivo sem solo

A hidroponia é um sistema de cultivo em que as plantas se desenvolvem sem a utilização de solo, sendo alimentadas por meio de uma solução nutritiva.

A hidroponia é uma técnica com bastante aplicação em pequenas propriedades, permitindo uma produção mais intensiva

hidroponia

A hidroponia é um sistema de cultivo em que as plantas se desenvolvem sem a utilização de solo, sendo alimentadas por meio de uma solução nutritiva. Nele podem ser produzidas hortaliças, frutas, flores, cereais, plantas medicinais, aromáticas, condimentares e forrageiras como milho, aveia e alfafa.

A hidroponia é uma técnica com bastante aplicação em pequenas propriedades, permitindo uma produção mais intensiva. Pode ser feita em áreas urbanas e em locais com sérias restrições à agricultura, com solos muito pobres, regiões áridas, áreas muito inclinadas, entre outras. Também tem sido empregada com sucesso em projetos sociais, onde se procura resgatar a dignidade e melhorar as condições de vida das pessoas.

Os diferentes sistemas hidropônicos podem ser classificados em abertos e fechados, de acordo com a forma de circulação da solução nutritiva. Nos sistemas abertos, a solução não retorna ao reservatório e, após irrigar as plantas, ela é dispensada. Nos fechados, ou circulantes, a solução nutritiva é bombeada para os canais de cultivo e, após irrigar as plantas, é drenada de volta para o reservatório. Podem ser classificados, também, de acordo com o número de fases.

No curso "Hidroponia - Cultivo sem Solo" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas são apresentadas informações a respeito de todo o processo de cultivo sem solo.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Várias espécies de plantas podem ser cultivadas em sistema hidropônico, como hortaliças, flores, plantas medicinais e condimentares, frutos, cereais e forrageiras.

A colheita dos produtos hidropônicos é bastante simples. Como eles não têm contato com o solo, muitas vezes, basta retirá-los das bancadas e colocá-los na embalagem que vai para o mercado, principalmente, quando se trata de folhosas. As raízes permanecem com a planta, o que atesta sua origem hidropônica e dá maior vida de prateleira para o produto.

Patrícia Tristão 30-06-2011 Hidroponia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.