Cultivo de tomate em hidroponia

Sistemas hidropônicos em soluções nutritivas com ausência de solo

 

A hidroponia é uma atividade recente no Brasil, no entanto, através da revelação considerável dos meios produtivos, a mesma vem se destacando. O cultivo de tomates por meio de sistemas hidropônicos iniciou-se e entrou no contexto com grandes perspectivas de lucro para o produtor rural. Os requisitos básicos como qualidade, produtividade e oferta constantes para o sucesso de tal produção são alcançados com o cultivo de tomates em hidroponia.

O uso de hidroponia como técnica comercial é recente. Em mais de trinta anos, essa técnica teve considerável difusão e desenvolvimento, aliada ao desenvolvimento do cultivo protegido, ao crescimento dos grandes centros urbanos e à necessidade de abastecimento contínuo das grandes cidades com produtos hortícolas.

Apesar do rápido progresso, a hidroponia comercial não deixa de ser uma técnica recente, com muitos pontos a serem melhorados e resolvidos, sendo capaz de prover uma produção intensiva de alimentos em áreas com sérias limitações. Existem algumas desvantagens na produção por meio de hidroponia, são elas: o elevado custo de implantação, a presença de algumas enfermidades, como Fusarium e Verticillium, que podem se espalhar rapidamente através do sistema, e o surgimento de problemas nutricionais complexos. Essas desvantagens podem ser contornadas com o uso de soluções nutritivas balanceadas.

As maiores vantagens do cultivo hidropônico frente ao cultivo tradicional são: maior eficiência na regulação da nutrição, possibilidade de emprego em diversas regiões do mundo com carência de terras cultiváveis, utilização mais eficiente da água e dos fertilizantes e maior densidade de plantio, resultando num incremento na produtividade. Também, os cultivos hidropônicos possibilitam a obtenção de produtos de boa qualidade quando comparados aos sistemas convencionais, devido à maior uniformidade na colheita e eficiência no uso da água para fins de irrigação.

À medida que aprofundamos nossos conhecimentos, notamos que a hidroponia permite que uma área de produção possa ser utilizada, safra após safra, sem necessidade de rotação de culturas. Já que esta tem se tornado a maior preocupação dos produtores em estufa, pois, além do fator fitossanitários crítico a salinidade do solo se apresenta após alguns cultivos.

Pensando em auxiliar o produtor, o CPT - Centro de Produções de Técnicas elaborou o curso Hidroponia Cultivo de Tomate. No curso, o produtor rural receberá informações a respeito do tomate, de sistemas de hidroponia, de solução nutritiva, entre outras. O coordenador do curso Carlos Alberto G. de Moraes salienta que, atualmente a produção de tomate tem atingido valores cerca de três vezes maiores que a média de campo.

Beatriz Lazia 26-09-2011 Hidroponia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.