Informações a respeito do cultivo de tomate

Para o cultivo do tomate, o terreno deve ser profundo, permeável, solto, bem drenado, areno-argiloso e com pH entre 5,5 e 6,5

 

Pertencente à família Solanaceae, o tomate é um fruto gerado a partir da fecundação da flor do tomateiro. O tomate não é uma hortaliça, como muitos pensam erroneamente. O fruto possui a polpa carnosa, suculenta e cheia de sementes, por isso é muito usado em saladas, para o preparo de molhos, no recheio de sanduíches e tortas ou mesmo como ingrediente de sopas e sucos.

Se não bastasse o sabor, o tomate ainda apresenta licopeno, substância que dá origem à cor vermelha da polpa e da casca. Esta é responsável por combater a ação danosa dos radicais livres, além de diminuir o colesterol e de ajudar a prevenir cânceres de próstata, ovário e mama. O fruto conta também com vitamina C e do complexo B, fósforo e potássio. Porém, aquelas pessoas que possuem cálculos renais, reumatismo ou artrite devem evitar o consumo exagerado do fruto, devido à  abundância de sais de cálcio que o fruto possui.

Passando ao cultivo, produtores que desejam iniciar uma plantação de tomate devem ficar atentos a algumas dicas. A primeira delas diz respeito ao plantio. Uma facilidade em relação a isso é que o tomate pode ser plantado o ano todo, desde que o clima da região seja ameno. Temperaturas muito baixas ou calor excessivo prejudicam o desenvolvimento e a produção do tomateiro. Contudo, caso não haja como fugir destes climas, recomenda-se o plantio entre os meses de agosto e janeiro em locais frios e entre março e maio em locais de temperatura muito elevada.

O tomateiro se dá bem em locais com condições climáticas variadas, mas com poucas chuvas. Para o cultivo do tomate, o terreno deve ser profundo, permeável, solto, bem drenado, areno-argiloso e com pH entre 5,5 e 6,5. Quanto à irrigação, é importante manter o terreno sempre úmido. É preciso que ela seja feita a cada dois ou três dias. Caso a irrigação do tomateiro seja para fins industriais, ela deve ser conduzida basicamente por dois tipos de sistemas, o pivô central e o gotejamento. Nesse quesito, faz-se necessário também uma boa incidência de sol, pois ela evita o desenvolvimento de plantas finas e quebradiças.

A cultura do tomateiro é uma ótima opção de renda para o produtor rural, pois o tomate é muito buscado no mercado e possui um bom valor comercial. Além disso, essa cultura cresce bem em espaços pequenos. No entanto, o produtor deve ficar atento, pois o tomateiro é muito exigente em nutrientes e em tratos culturais. A planta ainda é suscetível a pragas como broca-pequena, mosca-branca, pulgões, entre outros. A mosca-branca, por exemplo, é responsável por causar o enfraquecimento da planta e o crescimento desuniforme dos tecidos vegetais, o que acaba reduzindo a produtividade e a qualidade dos frutos.

O plantio deve ter início com a produção de mudas em bandejas de isopor. O produtor precisa molhar as plantinhas diariamente durante essa fase. As bandejas devem ser mantidas em local protegido para evitar o ataque de pragas e insetos. Assim que as mudas apresentarem quatro ou cinco folhas, ou atingirem a altura de sete a dez centímetros, elas devem ser transplantadas para o local definitivo. A colheita pode ser feita depois de 90 a 100 dias do transplante, pois o tomateiro já estará com muitos ramos e caule flexível. Como o tomate tem a característica de continuar amadurecendo mesmo fora do pé, ele pode ser colhido ainda verde.

Para mais informações, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Produção de Tomate para a Indústria. O curso conta com a orientação do engenheiro agrônomo Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, que orienta o produtor a respeito de clima e época para o plantio, produção de mudas, preparo do solo, adubação e transplante. Leia também nosso outro artigo Produção de tomate em estufa.

Beatriz Lazia 28-05-2012 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Erivaldo da Silva Soares

26-07-2019

Ótimo

Resposta do Portal Agropecuário

26-07-2019

Olá Erivaldo da Silva Soares,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo.

Atenciosamente,
Victor Sampaio