Aprenda sobre irrigação de pastagens

Esta atividade aumenta a competitividade comercial do pecuarista

 

Em um projeto de irrigação, devemos buscar o aumento de produção, a economia de trabalho e de água; e a redução da perda de nutrientes, além disso, é necessário evitar a deterioração do solo. Para isso, devemos conhecer a relação entre os fatores de produção.

As espécies tropicais são menos resistentes ao frio, dada a pequena capacidade de aclimatação, quando expostas a comprimentos do dia e a temperaturas progressivamente decrescentes. A baixa capacidade de aclimatação em gramíneas tropicais pode decorrer de sua incapacidade de produzir novas folhas em baixas temperaturas. O potencial de produção mais elevado das espécies C4 em baixa latitude é praticamente eliminado entre 40º e 50º de latitude.

O efeito prejudicial do estresse hídrico sobre as forrageiras é manifestado pela redução no peso da MS (massa seca). Ocorre também retardamento no alongamento do caule e na emergência das panículas. Já o número de perfilhos não é muito sensível à deficiência hídrica. A diminuição do crescimento celular é a resposta mais perceptível ao estresse hídrico, pois ela está quantitativamente relacionada à turgescência, a qual decresce com qualquer diminuição do potencial hídrico da célula induzida pela desidratação.

A fertirrigação é a dissolução de fertilizantes solúveis em água e a aplicação da solução produzida através do sistema de irrigação. O uso dessa técnica reduz os custos de aplicação de fertilizantes de 50% a 87%, dada a economia de mão de obra, maquinário e equipamentos. Acontece também a compactação do solo, já que ocorre uma redução muito grande na passagem de máquinas pela área; os adubos são aplicados de forma mais uniforme, principalmente pequenas quantidades de os micronutrientes, o que impossibilita a regulagem das máquinas convencionais encontradas no mercado.

Ter um sistema de irrigação e não aproveitar as vantagens da fertirrigação é um contra-senso, pois o aumento de custos com a irrigação da pastagem poderá ser compensado pela redução nos custos com adubação, por causa do melhor aproveitamento dos fertilizantes e da redução nos custos de aplicação.

Para auxiliar o produtor rural, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Irrigação de Pastagens. Neste curso, o produtor receberá informações a respeito de análise econômica; particularidades para a pecuária de corte e leite; sistemas de irrigação, entre outros assuntos. O coordenador do curso, Adilson de Paula Almeida Aguiar, orienta também a respeito dos erros mais comuns na irrigação de pastagens.

Beatriz Lazia 06-01-2012 Irrigação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.