Tratores agrícolas e seus cuidados

Alguns cuidados devem ser levados em conta, quando se trata de tratores agrícolas

A manutenção preventiva de tratores agrícolas consiste na realização de uma série de cuidados, que ajudam a reduzir o custo operacional

tratores agrícolas

Alguns cuidados devem ser levados em conta, quando se trata de tratores agrícolas, um deles é o cuidado com a máquina nova, pois em todo início de trabalho sob carga, podem ocorrer algumas alterações previstas e imprevistas. Considera-se, geralmente, como período crítico, o correspondente às primeiras 50 a 100 horas de trabalho. Sendo assim, a forma como o trator será utilizado e como a manutenção será feita nesse período podem determinar o desempenho futuro do trator agrícola.

Por isso, é muito importante executar todas as operações recomendadas pelo fabricante. Existe uma tendência de redução desses cuidados para o caso de tratores de fabricação mais recente, simplificando ou eliminando o período de amaciamento. Por outro lado, é conveniente lembrar que existe um período de garantia do trator e que a máquina deve ser submetida a trabalho para que possam surgir possíveis anomalias oriundas do processo de fabricação e montagem. Reapertos e troca de algumas lubrificantes e seus respectivos filtros são exemplos de operações de praxe.

Alguns fabricantes citam cuidados especiais, para o período de amaciamento, que são:

- colocar o trator em movimento, durante alguns minutos, a baixas rotações, e depois, em lenta, toda vez que for arrancar a frio; - não deixar o motor trabalhar muito tempo a baixas rotações; - intercalar o uso do trator em serviços leves e pesados; - ao completar 50 horas de trabalho, trocar o filtro, junto ao óleo do motor; verificar a folga do pedal da embreagem, e regular, se necessário; trocar o fluido e o filtro da direção hidráulica (somente para tratores com direção hidráulica); - ao completar 100 horas de trabalho, trocar o óleo dos redutores finais dianteiros e do diferencial dianteiro (tratores com tração dianteira auxiliar); trocar o óleo da transmissão e do sistema hidráulico; verificar a folga dos pedais de freio e ajustá-las, se necessário.

Outro cuidado importante que o dono de tratores deve ter é quanto ao trator agrícola parado. Quando a máquina estiver fora de serviço, ela deve ser cuidadosamente limpa. Esse cuidado é para evitar a absorção de umidade, durante o tempo em que o trator estiver armazenado, sendo imprescindível raspar e lavar todos os restos de adubos e semente, acúmulos de estrume, poeiras e ervas daninhas ou restos de material que tenham se enrolado em torno dos eixos e armações da máquina.

Após a lavagem da máquina, deve-se esperar o tempo suficiente para secar e depois ela deve ser levada para o galpão. Recomenda-se lavar os tratores, apenas quando estiverem frios e com o motor parado, para que não haja choque térmico, que pode trincar as peças. Da mesma forma, é importante ressaltar que não se deve pulverizar o trator com qualquer tipo de óleo. Pois isso resseca as mangueiras e os pneus, além de possibilitar impregnação de poeira.

Para maiores informações, consulte o curso Manutenção de Tratores Agrícolas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Professor Luciano Baião Vieira. O curso conta ainda com orientações a respeito de lubrificação, do sistema de controle de manutenção, de como fazer o armazenamento de combustível, entre outras. Leia também nosso outro artigo Conheça alguns implementos, que podem ser usados na mecanização agrícola.

Beatriz Lazia 22-01-2013 Mecanização Agrícola

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.