Conheça os tratos culturais para o melhor cultivo de seringueira

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a seringueira se adapta bem a solos pobres, alguns estudos mostram a viabilidade econômica presente na prática da adubação

Para que a seringueira se desenvolva bem, é preciso que o produtor realize os tratos culturais necessários. Vamos a eles.

Desbrota: deve ser feita periodicamente e, para isso, o agricultor deve contar com o auxílio de uma tesoura ou um canivete, cortando os brotos ladrões que são responsáveis por atrofiar o desenvolvimento da ramificação principal. Eles devem ser eliminados o mais cedo possível para que não deixem cicatrizes nos locais onde serão abertos os futuros painéis de sangria.

Capina: é um trato necessário para o controle das plantas invasoras, pois elas concorrem por água, luz e nutrientes, o que acaba contribuindo para o não crescimento das seringueiras. Para os pequenos plantios, a capina pode ser feita com o auxílio de enxadas ou, se for o caso,  quimicamente, com o uso de herbicidas. Já nos grandes plantios, a prática tem sido a eliminação das plantas daninhas na linha de plantio, por meio do uso de herbicidas.

Adubação: apesar de muitas pessoas acreditarem que a seringueira se adapta bem a solos pobres, alguns estudos mostram a viabilidade econômica presente na prática da adubação. Para que ela ocorra de forma conveniente, é de extrema importância que o agricultor conheça a disponibilidade de nutrientes no solo e o estado nutricional da planta. Isto pode ser feito a partir de análises do solo e também por meio de análise foliar.

Na fase de formação do seringal, a calagem, em solos ácidos e de baixa fertilidade para a seringueira, deve visar principalmente o suprimento de cálcio e magnésio como nutrientes. Já na fase de sangria, nas plantações adultas, a adubação e a calagem devem ser precedidas de uma nova análise de solo e, em casos específicos, também da análise de folhas.

Para mais informações a respeito do assunto, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Cultivo de Seringueira para Produção de Borracha Natural. Neste curso, o agricultor receberá orientações a respeito do mercado da borracha natural, dos aspectos botânicos, de clima e solo, de preparo da área e plantio, da consorciação com outras culturas, de pragas e doenças, entre outras.

Beatriz Lazia 26-12-2011 Agricultura

Deixe um Comentário

Comentários

geralda antonia sabino

28-07-2023

olá,tdo bem. sou economista e estou trabalhando em pesquisa sobre seringueira e borracha natural. gostaria de saber se teriam algum material sobre preparo do solo para seringueira e quais cuidados se deve ter para amenizar a doença do mal das folhas e o da crosta negra. caso tenha algum estudo em referencia poderiam me indicar como solicitar e a quem. atenciosamente, sp.28/07/202 geralda antonia sabino

Resposta do Portal Agropecuário

10-08-2023

Olá, Geralda Antonia sabino! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT