Como produzir e processar girassol

Além de apresentar vantagens no aspecto econômico e de mercado, do girassol, tudo se aproveita

  Produção de girassol

O girassol é nativo da América do Norte, podendo ser encontrado no estado selvagem desde as planícies do Noroeste do Canadá até a América do Sul. A cultura do girassol é uma das mais versáteis e se tornou um dos quatro maiores cultivos oleaginosos, produtores de óleo vegetal comestível em utilização no mundo, apresentando vantagens tanto para os grandes quanto para pequenos e médios produtores.

Para o médio e o grande produtor rural, preenche necessidades de opção de rotação e sucessão de culturas, com vantagens sobre outras plantas, dada a sua menor sensibilidade à seca e a baixas temperaturas, especialmente quando a produção visa ao mercado de óleo e de silagem. Para o pequeno produtor, além das vantagens na sucessão e rotação, é excelente planta produtora de mel, grãos para a alimentação de aves e consumo humano.

No Brasil, o consumo de óleo de girassol vem aumentando nos últimos anos, mas, de todo o volume consumido, a maior parte é importada e a produção nacional é pouco expressiva, indicando que esse é um grande mercado a ser explorado pelos produtores brasileiros. Além disso, os custos de produção de 1 ha são relativamente baixos e, atualmente, dispomos de tecnologias para a  produção em larga escala e bons materiais genéticos que permitem elevados rendimentos de grãos e óleo.

Além de apresentar vantagens no aspecto econômico e de mercado, do girassol, tudo se aproveita. Na média, 75% do seu valor provém do óleo; no entanto, sua proteína é utilizada tanto para alimentação humana como para a animal. O girassol ainda produz óleo medicinal, mel, e pode ser consumido in natura, como silagem ou utilizado em adubação verde. O óleo é considerado como o de melhor característica nutricional e organoléptica em relação aos demais, principalmente, por causa do elevado conteúdo de ácido linoléico, recomendado na prevenção de enfermidades cardiovasculares produzidas pelo excesso de colesterol e no tratamento da esclerose múltipla, dentre outros.

O curso Cultivo e Processamento do Girassol elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, traz informações que orientam o produtor em todas as etapas necessárias para que o girassol se torne uma excelente opção econômica nos mais diferentes tipos de propriedade rural.

A cultura do girassol apresenta bom rendimento econômico em termos de investimento/retorno, além de ser de fácil manejo e baixo investimento; como é cultivado antes ou após a cultura principal, não concorre com essa, constituindo-se em mais uma fonte de divisas para o proprietário rural.

Patrícia Tristão 21-05-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.