Centro de Produções Técnicas

Como produzir e processar girassol

Por em 21 de maio 2010 -
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem Votos Ainda)
Loading ... Loading ...

Além de apresentar vantagens no aspecto econômico e de mercado, do girassol, tudo se aproveita

 

Produção de girassol

Muito versátil, o girassol é uma das quatro maiores culturas oleaginosas, produtores de óleo vegetal comestível em utilização no mundo

O girassol é nativo da América do Norte, podendo ser encontrado no estado selvagem desde as planícies do Noroeste do Canadá até a América do Sul. A cultura do girassol é uma das mais versáteis e se tornou um dos quatro maiores cultivos oleaginosos, produtores de óleo vegetal comestível em utilização no mundo, apresentando vantagens tanto para os grandes quanto para pequenos e médios produtores.

Para o médio e o grande produtor rural, preenche necessidades de opção de rotação e sucessão de culturas, com vantagens sobre outras plantas, dada a sua menor sensibilidade à seca e a baixas temperaturas, especialmente quando a produção visa ao mercado de óleo e de silagem. Para o pequeno produtor, além das vantagens na sucessão e rotação, é excelente planta produtora de mel, grãos para a alimentação de aves e consumo humano.

No Brasil, o consumo de óleo de girassol vem aumentando nos últimos anos, mas, de todo o volume consumido, a maior parte é importada e a produção nacional é pouco expressiva, indicando que esse é um grande mercado a ser explorado pelos produtores brasileiros. Além disso, os custos de produção de 1 ha são relativamente baixos e, atualmente, dispomos de tecnologias para a  produção em larga escala e bons materiais genéticos que permitem elevados rendimentos de grãos e óleo.

Além de apresentar vantagens no aspecto econômico e de mercado, do girassol, tudo se aproveita. Na média, 75% do seu valor provém do óleo; no entanto, sua proteína é utilizada tanto para alimentação humana como para a animal. O girassol ainda produz óleo medicinal, mel, e pode ser consumido in natura, como silagem ou utilizado em adubação verde. O óleo é considerado como o de melhor característica nutricional e organoléptica em relação aos demais, principalmente, por causa do elevado conteúdo de ácido linoléico, recomendado na prevenção de enfermidades cardiovasculares produzidas pelo excesso de colesterol e no tratamento da esclerose múltipla, dentre outros.

O curso Cultivo e Processamento do Girassol elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz informações que orientam o produtor em todas as etapas necessárias para que o girassol se torne uma excelente opção econômica nos mais diferentes tipos de propriedade rural.

A cultura do girassol apresenta bom rendimento econômico em termos de investimento/retorno, além de ser de fácil manejo e baixo investimento; como é cultivado antes ou após a cultura principal, não concorre com essa, constituindo-se em mais uma fonte de divisas para o proprietário rural.




Você também vai gostar de ler:

  • Monitora dos cursos CPT
  • Zootecnista, UFV
  • Mestre em genética e melhoramento animal, UFV

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 
Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Curso sobre Cultivo de Pinhão Manso na Fazenda para Produção de Biodiesel

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Assine o Newsletter Grátis!


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...