Produção de iogurte, bebida láctea, doce de leite e requeijão cremoso

Estes produtos necessitam de estrutura e equipamentos mais simples e apresentam alto rendimento

 

O leite da vaca produzido no meio rural representa, muitas vezes, não apenas um alimento de alto valor nutricional, mas também uma alternativa de incremento da renda familiar por meio da produção de derivados, fazendo com que as indústrias de laticínio cresçam de maneira expressiva. Entretanto, essas necessitam de investimentos em equipamentos e estrutura, o que muitas vezes pode ser inviável para alguns produtores.

Sendo assim, uma das opções para esse caso é a produção de iogurte, bebida láctea, doce de leite e requeijão cremoso, produtos que necessitam de estrutura e equipamentos mais simples e apresentam alto rendimento, uma vez que todo o leite utilizado no sistema é transformado em produto final. Aliado a esse fato, eles têm apresentado aumento de consumo em todas as regiões do país.

O iogurte, em especial, é um derivado de grande aceitação no mercado brasileiro. Sendo o mais consumido, é considerado um alimento incomparável em virtude de suas propriedades nutritivas, digestivas e dietéticas.

A bebida láctea é derivada do aproveitamento do soro excedente da fabricação de diversos outros derivados lácteos. O doce de leite é um produto genuinamente brasileiro com alta aceitação de mercado e alta rentabilidade para o produtor. Já o requeijão cremoso é tipicamente brasileiro e também tem grande procura por diversas classes sociais.

O Curso Produção de Iogurte, Bebida Láctea, Doce de Leite e Requeijão Cremoso elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra, passo a passo, os segredos de como produzir esses importantes produtos.

O controle de qualidade dos produtos láticos fabricados estão diretamente relacionados com a higiene do local, dos utensílios, dos equipamentos e das pessoas que estão envolvidas no processo de produção. Para se alcançar o controle de qualidade, o primeiro passo é a higiene em todas as fases da fabricação, que se inicia com a matéria-prima, o ambiente e o pessoal envolvido na fabricação.

Patrícia Tristão 06-07-2011

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.