Molhos de pimenta Cumari e Jalapeño: saiba o processamento

Malagueta, Cumari, Dedo-de-Moça, Tabasco, Jalapenõ, existem inúmeros tipos de pimenta, da mais forte a mais leve, o que amplia ainda mais o leque de pungência, cor e sabor. Entretanto, para cada tipo, há um processo diferente de preparo, no qual podem ser adicionados cachaça, vinagre, azeite,

Independente do tipo, da pungência, da cor e do sabor, o molho de pimenta sofreu inúmeras adaptações na culinária nacional e internacional

Molhos de pimenta Cumari e Jalapeño: saiba o processamento

O molho de pimenta dá a vários pratos nacionais ou internacionais um toque de "picância" que ressalta o sabor. Nem todos são conquistados pela pungência da pimenta, mas quem a aprecia torna-se seu fiel adepto. Preparado tanto industrialmente como de forma artesanal, o molho de pimenta sofreu inúmeras adaptações na culinária, indo do tradicional ao condimentado.

Malagueta, Cumari, Dedo-de-Moça, Tabasco, Jalapenõ, existem inúmeros tipos de pimenta, da mais forte a mais leve, o que amplia ainda mais o leque de pungência, cor e sabor. Entretanto, para cada tipo, há um processo diferente de preparo, no qual podem ser adicionados cachaça, vinagre, azeite, tomate, louro, alho. Tudo depende do gosto de quem está preparando o molho de pimenta.

Pensando em você, que quer inovar no processamento do molho de pimenta, escolhemos duas receitas bem originais. Vamos ao preparo?

Segundo a professora Roseane Mendonça de Figueiredo, antes do preparo, é bom lembrar que o molho de pimenta processado deve ser acondicionado no vidro já pasteurizado, com a calda ainda quente.

*A tampa também deverá ser pasteurizada para que a durabilidade do molho siga o prazo determinado.

Processamento do molho de pimenta Cumari

Ingredientes:

1 kg de pimenta tipo Cumari

500 ml de cachaça;

500 ml de vinagre;

30 g de açúcar refinado;

5 g de sal.

Modo de preparo:

Leve todos os ingredientes ao liquidificador. Bata bem e passe por uma peneira. Leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos até dar o ponto. Se necessário, passe novamente pela peneira. Acondicione o molho ainda quente em um vidro pasteurizado. Fazendo isso, a validade da pimenta será de um ano.

Processamento do molho de pimenta Jalapeño

Ingredientes:

8 tomates;

5 dentes de alho;

2 cebolas médias;

1 pimentão vermelho;

2 pimentas Jalapeño inteiras;

½ xícara de suco de limão;

Coentro a gosto;

Sal a gosto.

Modo de preparo:

Tire a pele e as sementes dos tomates. Retire também as sementes do pimentão. Bata em um liquidificador com os demais ingredientes. Leve ao fogo baixo até dar o ponto. Coe e acondicione o preparo em vidro pasteurizado. Este molho dura até cinco meses na geladeira.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Ehow e Bolsa de Mulher.

Andréa Oliveira 14-04-2015

Deixe um Comentário

Comentários

Aline

04-09-2020

Gostaria de saber, por favor, o nome da pimenta da foto. É a cumari? Obrigada!

Resposta do Portal Agropecuário

18-09-2020

Olá, Aline

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

A pimenta em questão é a pimenta tabasco.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que temos na área.

Atenciosamente,
Erika

Allan Lacerda

30-03-2020

Olá. Onde eu posso fazer um curso sobre produção de molho de pimenta? Moro em Belém do Pará, existe algum Federal ou estadual que possa me ajudar nesse sentido? Obrigado

Resposta do Portal Agropecuário

09-09-2021

Olá, Allan! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre os cursos de pimenta, ok?!

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

Vânia Nogueira Ribeiro

21-02-2020

Estou fazendo um molho de jalapeno e malagueta e vinagre.Depois de pronto fica bem forte e com um amargo o que posso tá fazendo pra tirar esse amargo? Obrigada

Resposta do Portal Agropecuário

23-03-2020

Olá, Vânia

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site.

Na área em questão o CPT disponibiliza o curso Produção e Processamento de Pimenta, que irá auxiliar você na questão. Pois, o curso é dividido em duas partes: na primeira, você aprenderá os principais segredos e dicas para o cultivar e processar a pimenta de forma rentável e lucrativa; já na segunda, que consiste no processamento propriamente dito, você aprenderá diversas receitas de produtos à base de pimenta.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes