Características que destacam o beija-flor das demais aves

Definitivamente, o beija-flor sobressai entre as demais aves, principalmente, pelo fato de ser ele a única ave com a habilidade de voar para trás, além dos mais diversos malabarismos durante o voo

Definitivamente, o beija-flor sobressai entre as demais aves, principalmente, pelo fato de ser ele a única ave com a habilidade de voar para trás, além dos mais diversos malabarismos durante o voo

Características que destacam o beija-flor dentre demais aves
Algumas características que diferenciam os beija-flores das demais aves são o bico bem longo e a língua bifurcada.

O pássaro conhecido como beija-flor é originário do Continente Americano. Das mais de 320 espécies, metade destas aves está concentrada no Brasil, com os mais diversos nomes: colibri, chupa-me, guanambi, pica-flor, chupa-flor, entre outros.

Esta magnífica ave pertence à família Trochilidae. Os climas ideais para os beija-flores são o tropical e subtropical, com temperaturas elevadas e alta umidade.

 Peculiaridades do beija-flor

Algumas características que os diferenciam das demais aves são o bico bem longo e a língua bifurcada, que os auxiliam a extrair o néctar das plantas. Outra característica bastante peculiar é  a capacidade de visão desta ave, que possibilita ao beija-flor captar as cores ultravioletas.

Definitivamente, o beija-flor sobressai entre as demais aves, principalmente, pelo fato de ser ele a única ave com a habilidade de voar para trás, além dos mais diversos malabarismos durante o voo. No voo, o beija-flor é capaz de bater suas asas por até 90 vezes por segundo.

Dentre as espécies encontradas no mundo, há o beija-flor em miniatura, entre 6 e 12 cm de comprimento, e o beija-flor gigante, encontrado na América do Sul, que pode alcançar até os 90 cm.

Um importante agente polinizador

Capaz de visitar 1.500 flores por dia, o beija-flor é um dos principais agentes polinizadores já existentes, pois ao colher o néctar das flores, o pólen se fixa a seu corpo e ao voar até outra flor, ele a poliniza.

Buscando alimento

Como já dissemos, o principal alimento dos beija-flores é o néctar das flores. Se há escassez de alimento em seu habitat, esta ave é capaz de voar quilômetros e mais quilômetros até encontrar uma fonte segura para alimentação. Mas o néctar não é o seu único alimento. O beija-flor também consome pequenos insetos, para suprir sua carência de proteínas.

Cuidados com a prole

Após copularem, a fêmea do beija-flor constrói o ninho onde deposita, geralmente, dois ovos. Estes eclodem em torno de 17 dias, sendo anteriormente chocados pela mãe. Assim que nascem os pequeninos beija-flores são alimentados pela fêmea do beija-flor por 20 a 30 dias. Até estarem aptos a voar, a mãe cuida da prole, protegendo-a dos predadores.

Expectativa de vida

Os beija-flores podem viver entre 4 e 8 anos.

Perigo de extinção

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e e dos Recursos Naturais, inúmeras espécies de beija-flores correm perigo de extinção. Dentre elas, duas já se extinguiram, como a Chlorostilbon bracei e a Chlorostilbon elegans, devido à devastação desenfreada de seu habitat natural.

 Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Animais Silvestres, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.


Andréa Rocha 26-11-2013 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.