Criação de canário-da-terra é uma excelente fonte de renda e de prazer

O canário-da-terra ou canário chapinha é um dos pássaros mais conhecidos de todo o país

 O canário-da-terra, também conhecido como chapinha, é uma das aves mais populares do país

O canário-da-terra ou canário chapinha é um dos pássaros mais conhecidos de todo o país. Isso se deve ao fato de possuir um belo canto, grande valentia, facilidade de adaptar-se ao cativeiro e pela linda plumagem que lhe confere singular beleza. Embora seja a espécie mais comum do Brasil, ele se assemelha muito a outros canários, como o canário-do-Amazonas, o tipio e o canário do Peru. Tal semelhança é tamanha que existe a possibilidade de cruzamentos entre eles com formação de crias férteis.

Esse canário possui um hábito curioso, o de andar pelo chão à procura de sementes e insetos. É comum que sejam encontrados grandes bandos de canários com predominância de aves imaturas. No entanto, durante o período de acasalamento, os casais formados separam-se para construir seus ninhos. Na natureza, o macho acompanha e auxilia a fêmea durante todo o processo de criação dos filhotes.

No que diz respeito à reprodução, eles vivem estritamente em casais, sendo muito fiéis a um território, geralmente escolhido pela fêmea e energicamente defendido pelo macho contra qualquer tipo de aproximação de outros indivíduos da espécie. Na alimentação, como todas as aves de seu grupo, eles se alimentam basicamente de sementes diversas, especialmente as de gramíneas. Para isso, essas aves desenvolveram um bico especial, capaz de capturar as sementes e separá-las de sua casca.

Quanto ao manejo voltado para a comercialização, o principal fator para o sucesso de um criatório de pássaros é o rigoroso acompanhamento deste. Sendo assim, de pouco irá adiantar a preocupação com a alimentação e os recintos adequados, se não forem feitas observações sobre o desempenho dos reprodutores e filhotes. Um bom criador é aquele que conhece as características de cada pássaro de seu criatório e sabe identificar, com precisão, qualquer anormalidade.

O criador deve preocupar-se também com a limpeza das instalações, estas devem estar rigorosamente limpas, varrendo-se o chão, limpando-se as prateleiras, retirando-se as fezes e os restos de alimentos do fundo das gaiolas, desinfetando-as. Da mesma forma, poleiros, comedouros, bebedouros e banheiras devem ser frequentemente lavados e desinfetados.

Existem diversos aspectos relacionados ao manejo do canário-da-terra em cativeiro, como:

- alimentação: esta deve se constituir de sementes diversas e de um complemento que tenha alguma proteína animal para substituir os insetos avidamente capturados pelas aves na natureza;

- instalações necessárias: os canários podem ser criados em viveiros ou gaiolas. Nas gaiolas, pode-se adotar a monogamia ou poligamia; nos viveiros, pode-se utilizar a proporção de um macho para até cinco fêmeas.

Para maiores informações sobre a criação de canário-da-terra, consulte o curso Criação Comercial de Canário-da-Terra (Chapinha), elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito das características do canário-da-terra, nutrição, instalações e equipamentos, sanidade do plantel, manejo, entre outros. Leia nosso outro artigo Criação de curiós e bicudos.

Beatriz Lazia 09-10-2012 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.