Dicas para iniciar a criação de cateto

Uma das principais dicas para iniciar a criação de cateto em cativeiro é conhecer e seguir as normas do órgão ambiental de sua região.

Uma das principais dicas para iniciar a criação de cateto em cativeiro é conhecer e seguir as normas do órgão ambiental de sua região

Dicas para iniciar a criação de cateto
Antes de iniciar a criação de cateto, é preciso conhecer e seguir as normas do órgão ambiental de sua região. Foto: Ana Cotta.

A carne de cateto é uma das mais procuradas por países como Alemanha, Estados Unidos, Itália e Japão. Portanto, sua demanda para o exterior é bem considerável, o que torna o cateto um excelente negócio para quem quer investir na criação de animais silvestres. Entretanto, uma das principais dicas para iniciar a criação de cateto em cativeiro é conhecer e seguir as normas do órgão ambiental de sua região.

O fato é que criar cateto em cativeiro pode se tornar uma possível solução para o aproveitamento de áreas improdutivas de propriedades rurais, gerando ainda mais lucro ao criador. Ficou interessado em iniciar a criação de catetos? Veja algumas dicas para você obter retorno em seu investimento:

Quantas matrizes devo adquirir para começar minha criação?

Cerca de seis fêmeas de cateto para um macho (intensivo) ou 20 fêmeas para três machos (semi-intensivo).

Quais os sistemas de criação mais comuns?

Os sistemas de criação de catetos mais utilizados no Brasil são o intensivo (criação em baias) e o semi-intensivo (criação em piquetes). No intensivo, os animais são confinados em um espaço mínimo de 50 metros. No semi-intensivo, os catetos (machos e fêmeas) são mantidos em piquetes com, pelo menos, 2,5 mil m².

Qual a estrutura básica para a criação?

No local de criação, devem ser instalados bebedouros de alvenaria tipo concha e um tanque de alvenaria pequeno (2 x 1 m).

Como devo alimentar as matrizes?

O cateto pode se alimentar de restos de hortaliças e frutas, além de gramíneas, cana-de-açúcar, milho, mandioca, banana e abóbora. A dieta também pode ser complementada com ração comercial para suínos.

Qual é a média de reprodução dos catetos?

A média gira em torno de quatro filhotes por ano. A primeira gestação ocorre quando a fêmea atinge de oito a dez meses de idade. O período de gestação vai de 140 a 148 dias, quando nascem dois filhotes (500 g de peso). A fêmea pode parir até duas vezes por ano.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 03-06-2015 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.