Aprenda como planejar a implantação de um apiário

Antes da implantação do apiário, é preciso limpar a área escolhida, retirando toda a vegetação arbustiva e herbácea

O primeiro passo para a implantação de um apiário é a escolha do local. A presença de uma flora apícola de boa qualidade é um fator importantíssimo nessa escolha, pois a localização irá influenciar diretamente a produção, o manejo e os demais custos.

Veja agora algumas dicas de características ideias de locais para a implantação de um apiário:

- Ter uma distância mínima de 200m de residências, estradas e caminhos; - Ser de fácil acesso para o veículo que faz o transporte dos materiais e equipamentos; - O terreno deve ser bem drenado e sem facilidades de enchentes; - O local deve ser protegido de ventos fortes e predomintantes; - Deve receber luz do sol em apenas uma parte do dia; - O terreno deve estar livre de ataque de formigas.

No Brasil, ainda não foram feitas pesquisas que definissem a capacidade de suporte das diferentes floradas para um apiário. Mas, a experiência de muitos criadores, juntamente com as observações de estudiosos do ramo, mostra que se levarem em consideração o raio de ação das abelhas em 1.500m, numa área com flora apícola de qualidade relativa, é possível que sejam instalados apiários pequenos, com um número de colmeias variando entre 10 a 20, resultando em uma produção média, com uma produção anual de 25kg.

Depois de definido o número de colmeias, o planejamento passa para a distribuição do terreno. Elas devem ser colocadas lado a lado, podendo ser em uma, duas ou três fileiras, o que dependerá do formato da área destinada à ocupação do apiário.

É importante que haja entre as colônias de abelhas um espaço de circulação de pelo menos dois metros. Pois, se elas estiverem muito próximas umas das outras, durante o manejo, o apicultor correrá o risco de ser atacado pela colmeia vizinha.

Antes da implantação do conjunto de colmeias para a criação de abelhas, é preciso fazer uma limpeza da área com a retirada de toda a vegetação arbustiva e herbácea. O apicultor deverá capinar o lugar, preferencialmente, para que não reseste nenhuma vegetação.

Para mais informações a respeito da implantação de um apiário, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o Curso Planejamento e Implantação de Apiário. Neste curso, o coordenador Paulo Sérgio Cavalcanti Costa orienta a respeito de construções de colmeias racionais, equipamentos para o manejo, pasto apícola, além de como obter enxames.

Beatriz Lazia 23-12-2011 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.