Produção e Processamento de Própolis e Cera

A própolis e a cera são alguns dos produtos da apicultura que trazem rentabilidade para a atividade.

A produção de própolis e de extrato é uma das mais rentáveis atividades ligadas à apicultura. Por outro lado, a produção de placas de cera alveolada é indispensável para o funcionamento de qualquer apiário, e tornou-se uma atividade valorizada em razão da grande expansão da atividade apícola no Brasil.

São várias as maneiras de se produzir própolis. No entanto, a quantidade como também a qualidade da própolis a ser produzida pode aumentar, com o uso de acessórios. A produção de própolis é indicada para regiões com vegetação propícia e sem poluição agrotóxica. São necessárias espécies vegetais fornecedoras de matéria-prima de boa qualidade, como pinus, pinheiro brasileiro, bracatinga, pessegueiro, ameixeira, entre outros. A flora disponível, sua densidade e diversidade influenciam diretamente no tipo e na quantidade da própolis produzida.

A cera que as abelhas produzem são por elas utilizadas na construção dos favos, seus complementos, opérculos, pontes, entre outros. A cera, então, processada é recuperada a partir desses materiais. É esse processo de recuperação que é chamado de extração da cera. Os processos de extração da cera baseiam-se, normalmente, no seu ponto de fusão, que é relativamente baixo, e em sua menor densidade quando comparado às impurezas.

A tecnificação da apicultura só foi possível através do dimensionamento do ninho, de forma que disponibilizasse o espaço adequado para as atividades das abelhas. Uma das formas que se fez, para que o espaço na colmeia fosse ao máximo aproveitado, foi conduzir as abelhas a construir seus favos, proporcionalmente, impedindo que construam favos muitos grandes ou que soldem-no na caixa. Para isso, descobriu-se que colocando uma lâmina de cera na moldura, as abelhas se orientavam pela mesma, fazendo com que essas maximizassem o espaço. Essas lâminas são chamadas de placas de cera alveolada.

O curso "Produção e Processamento de Própolis e Cera", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, traz pontos importantes na produção e no processamento da própolis e das ceras de abelhas, de forma que possa proporcionar aos interessados sucesso tanto econômico como pessoal nessa atividade.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno receberá um certificado de conclusão, emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O mercado de produtos apícolas vem crescendo em todo o mundo. Isso, porque aumentou a procura por produtos naturais, de alta qualidade, e que, principalmente, atendam os anseios dos consumidores, sem deixar suas formulações naturais. A própolis sempre teve uma posição de destaque, nesse mercado, devido ao seu potencial de exportação.

O extrato de própolis tem se destacado no mercado interno, onde seu uso é cada vez mais frequente, sendo uma boa fonte de renda para muitos apicultores, que criam marcas reconhecidas regionalmente, e que, inclusive, competem com inúmeras outras marcas das grandes indústrias.

O mercado para cera, especialmente as placas de cera alveolada, tende também a crescer, devido a intensa expansão que a apicultura brasileira tem vivenciado em anos recentes, com aumento do número de novos apicultores.

Patrícia Tristão 09-08-2011 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.