Como criar pacus e tambaquis

O tambaqui é um dos peixes mais apreciados na Amazônia pelo sabor único Dentre as espécies nativas do Brasil, o pacu e o tambaqui apresentam grande potencial para a piscicultura.

O pacu e o tambaqui são altamente apreciados por sua carne firme, de excelente sabor, e por sua grande habilidade de ganho de peso, rusticidade e adaptabilidade aos viveiros

Tambaqui em aquário

Dentre as espécies nativas do Brasil, o pacu e o tambaqui apresentam grande potencial para a piscicultura. Inclusive, já existe o hábito de pescá-los nos locais de origem, onde são consumidos em larga escala.

Além disso, as técnicas para sua criação são mais conhecidas que as das demais espécies nativas. São altamente apreciados por sua carne firme, de excelente sabor, e por sua grande habilidade de ganho de peso, rusticidade e adaptabilidade aos viveiros. São espécies de desova total, com migração reprodutiva ocorrendo no período em que as águas dos rios apresentam maior volume, ou seja, na época das chuvas. Possuem elevada prolificidade, e, em cativeiro, só se reproduzem por  indução hormonal.

Em condições naturais ele são onívoros, alimentando-se de frutos, sementes e outros vegetais. Em cativeiro, aceitam muito bem as rações balanceadas e podem ser fisgados com minhocas, massa ou iscas artificiais.

O pacu pode ultrapassar 1,1 kg em um ano e resiste bem a temperaturas até cerca de 15ºC. Já o tambaqui pode alcançar até 1,4 kg em um ano e não se desenvolve bem em temperaturas inferiores a 20ºC. Além desses, seus híbridos, ou seja, o cruzamento da fêmea do tambaqui com o macho do pacu produz o tambacu, peixe menos sensível ao clima do que o tambaqui, podendo se adaptar a temperaturas abaixo de 20ºC.

Além das condições climática necessárias ao bom desenvolvimento dessas espécies, é muito importante conhecer suas exigências nutricionais e as características que a água deve apresentar. As exigências nutricionais, por sua vez, variam de acordo com a espécie, fase de desenvolvimento e sistema de criação. Quanto às características da água, o pH e a concentração de oxigênio dissolvido são dois fatores essenciais.

No curso "Criação de Pacu e Tambaqui", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são abordadas as técnicas de manejo necessárias à criação desses peixes em pisciculturas.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Na criação de pacu e tambaqui, o produtor pode atuar em duas fontes de trabalho: na produção de alevinos, na engorda ou em ambas a fases.

http://www.youtube.com/watch?v=NDjhxiu3dyo

Patrícia Tristão 31-05-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.