Produção de peixes ornamentais

A produção de peixes ornamentais é considerada um dos setores mais lucrativos da piscicultura

Para obter êxito na produção de peixes ornamentais, o produtor  precisa realizar corretamente o manejo dos peixes e  conhecer os tipos de instalações e equipamentos adequados

peixes ornamentais

A produção de peixes ornamentais é considerada um dos setores mais lucrativos da piscicultura. Nos países onde foi recentemente introduzida, ela rapidamente expandiu-se, dado o crescente aumento da demanda mundial. No Brasil, a criação comercial de peixes ornamentais é uma atividade relativamente recente. Seu maior impulso ocorreu no final da década de 70 e hoje encontra-se em uma fase de plena ascensão, respondendo à entrada no mercado de um grande número de piscicultores, muito embora a oferta ainda seja inferior à demanda.

Existem, hoje, em torno de 1.800 produtores de peixes ornamentais no Brasil. Cerca de 350 desses produtores estão concentrados na região de Muriaé, em Minas Gerais. Outros polos de criação também se desenvolveram ao longo deste tempo por diversas regiões do país, contribuindo para dinamizar as economias locais e gerar empregos.

O Brasil exporta cerca de 20 milhões de peixes ornamentais de água doce, por ano, gerando receitas da ordem de 4 milhões de dólares, sendo que mais de 95% desses peixes são oriundos do extrativismo, principalmente das planícies e florestas inundáveis da bacia do médio rio Negro, na região Amazônica.

Mas para obter sucesso, o produtor precisa saber como realizar corretamente o manejo dos peixes, conhecer os tipos de instalações e equipamentos adequados, bem como quais as espécies são mais indicadas para serem criadas em cada propriedade, em cada local. O piscicultor deve combinar uma série de fatores, como equipamentos e instalações, alimentação, domínio das técnicas de criação e conhecimento sobre o mercado no qual os peixes serão comercializados.

Produzir peixe em grande quantidade não é difícil, mas não é apenas este o objetivo de uma piscicultura. Ela deve produzir o peixe desejado pelo consumidor, com a qualidade que ele exige e no preço que ele se dispõe a pagar. Por isso, é fundamental o contato e a integração do produtor com os elos posteriores da cadeia produtiva, que são os lojistas, os atacadistas, os consumidores e os importadores. Atingir tais objetivos, com o menor custo possível, é que determina quais produtores permanecem na atividade em longo prazo.

A melhor forma de manter-se competitivo neste mercado é investir na aquisição da tecnologia de produção e buscar conhecer não só seus futuros clientes, como também conhecer todas as pessoas e instituições com as quais irá se relacionar comercialmente. No caso da piscicultura com peixes ornamentais, a atividade comporta piscicultores rurais ou urbanos, com diversos níveis de utilização de área e de capital, porém a busca por tecnologia está presente em todos os empreendimentos.

Quanto às condições locais para a criação de peixes ornamentais, como a maioria destas espécies é muito sensível, é necessário compreender e manejar todos os fatores relacionados à sua criação. Quanto mais se souber sobre a espécie que se deseja criar, maiores serão as chances de se obter êxito no negócio.

As condições ideais para a produção de peixes ornamentais são:

- água (a qualidade da água é um fator preponderante para o sucesso da piscicultura);
- ambiente aquático (ele é influenciado pelo ar, solo, ecossistema terrestre e pela intervenção humana);
- temperatura (é a principal variável abiótica que afeta o metabolismo dos peixes);
- dureza da água;
- oxigênio dissolvido (os peixes apresentam diferentes comportamentos de acordo com os níveis de oxigênio na água);
- pH;
- vazão da água;
- tipos de solo (o tipo mais indicado para uma piscicultura é o solo que possui teores de argila entre 30 e 50%, pois apresenta baixa permeabilidade e minimiza as perdas de água por infiltração).

Para maiores informações, consulte o curso Produção de Peixes Ornamentais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito das principais espécies de peixes ornamentais, reprodução, alevinagem, engorda dos peixes, infraestrutura, entre outras. Leia também nosso outro artigo Saiba quais são os tipos de infraestrutura para produção de peixes ornamentais.



Beatriz Lazia 12-04-2013

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.