Centro de Produções Técnicas

Produção de peixes ornamentais

Por em 13 de julho 2011 -
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

Para obter sucesso, o produtor precisa saber como realizar corretamente o manejo dos peixes

A produção de peixes ornamentais é considerada um dos setores mais lucrativos da piscicultura.

A produção de peixes ornamentais é considerada um dos setores mais lucrativos da piscicultura. Nos países onde foi recentemente introduzida, ela rapidamente expandiu-se, dado o crescente aumento na demanda mundial. A grande procura interna e externa, aliada ao potencial de exportação, têm estimulado o surgimento de polos produtores no Brasil, muito embora a oferta ainda seja inferior à demanda.

Para obter sucesso, o produtor precisa saber como realizar corretamente o manejo dos peixes, conhecer os tipos de instalações e equipamentos adequados e quais espécies são mais indicadas para serem criadas em cada propriedade, em cada local. Ele deve combinar uma série de fatores como equipamentos e instalações, alimentação, domínio das técnicas de criação e conhecimento sobre o mercado no qual os peixes serão comercializados.

Tudo isso faz parte e são elos da cadeia produtiva, na qual se enquadram fabricantes e fornecedores de rações e equipamentos, transportadores de peixe, atacadistas, lojas de peixes ornamentais, o consumidor, etc.

Nesse setor, o objetivo deve ser produzir o peixe desejado pelo consumidor, com a qualidade que ele exige e no preço que ele se dispõe a pagar. Por isso, é fundamental também o contato e a integração, do produtor, com os elos posteriores da cadeia produtiva. Atingir tais objetivos com o menor custo possível é que determina quais produtores permanecem na atividade em longo prazo.

A criação de peixes ornamentais consiste, basicamente, em reproduzir as matrizes que darão origem aos alevinos, filhos que após passarem pelo período de engorda serão comercializados. Isso deverá ser feito em condições adequadas, visando obter a melhor eficiência da atividade.

O curso Produção de Peixes Ornamentais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas apresenta informações sobre as técnicas de criação e manejo de peixes ornamentais, sendo uma valiosa ferramenta para implantação de criatórios rentáveis. Leia nosso outro artigo a respeito Peixes ornamentais: saiba como iniciar uma criação.



Você também vai gostar de ler:

  • Monitora dos cursos CPT
  • Zootecnista, UFV
  • Mestre em genética e melhoramento animal, UFV

Deixe uma Resposta

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Cursos sobre Criação de Peixes

Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Ligamos para você!

Por favor, preencha todos os campos


Assine o Newsletter Grátis!

Digite seu e-mail:


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...