Periquitos australianos - gaiolas e equipamentos

Os periquitos australianos pertencem à família dos psitacídeos e são aves de distribuição tropical. Já em regiões temperadas, a ocorrência é somente de algumas espécies

As gaiolas de arame são as mais vendidas e preferidas pelos criadores de periquitos australianos

  periquitos australianos

Os periquitos australianos pertencem à família dos psitacídeos e são aves de distribuição tropical. Já em regiões temperadas, a ocorrência é somente de algumas espécies. As características marcantes destas aves são o bico forte e recurvado, possuir dois dedos dos pés para a frente e dois para trás, carúncula proeminente e plumagem esparsa.

Os periquitos são de constituição robusta e de criação muito fácil, pouco sujeitos a doenças. Sua criação constitui-se em uma distração encantadora e a venda de seus filhotes permite o retorno das despesas. Ao adquirir um único periquito, o importante é ficar atento à época, ou seja, logo após este ter sido "desmamado". Às vezes, até mesmo antes, desde que a alimentação que seria recebida pela mãe seja substituída por alimento artificial.

Quanto a gaiolas e equipamentos de criação, é muito importante considerar bem a temperatura do local e o lugar onde ficará as gaiolas. O ideal é que elas sejam mantidas ao nível dos olhos. Isto porque os periquitos podem sentir-se ameaçados pelo movimento das pessoas se a gaiola for mantida em nível superior ou inferior.

Um fator importante a ser lembrado é que as aves não possuem glândulas sudoríparas e, desta forma, a termorregulação pode ficar comprometida em caso de temperatura excessiva. Assim, alguns momentos de sol são benéficos. Porém, uma estrutura que garanta que sempre haverá uma área de sombra disponível na gaiola é o ideal.

Tipos de gaiolas

No mercado, existem vários tipos de gaiolas para venda. As gaiolas de arame são as mais vendidas e preferidas pelos criadores brasileiros. A gaiola individual tem, no máximo, 40 cm de comprimento. O recomendado é a utilização de uma gaiola maior, com pelo menos cerca de 60 cm de comprimento, pelo simples fato de garantir maior espaço para que a ave se exercite.

Bebedouros e comedouros

Os bebedouros plásticos à venda no mercado, muitas vezes, não são à prova dos periquitos, pois são facilmente destruídos. Nesse caso, vale a pena investir em comedouros importados, mais resistentes e com boa durabilidade. Eles devem ser mantidos sempre limpos, evitando a proliferação de algas nas paredes internas do bebedouro.

Já os comedouros plásticos, que são encontrados no mercado, contam com a característica negativa de serem muito leves e, por isso, facilmente derrubados causando o desperdício de alimentos. Os periquitos têm o costume de se equilibrar nas bordas para se alimentar. Sendo assim, o recomendável é o uso de comedouros de barro, vidro ou porcelana, por serem de materiais mais pesados que o plástico.

Gaiolas para criação

As gaiolas para criação devem possuir as mesmas características que as gaiolas individuais, porém em um tamanho maior. Os poleiros devem estar firmes, de forma a garantir que nenhum acidente aconteça no momento da cópula, pois isso poderia resultar em ovos estéreis. Para garantir o sucesso da criação, o contato visual e auditivo com outros casais são de extrema importância para os periquitos. Isto porque, na natureza, os periquitos sincronizavam a reprodução e este comportamento se manteve mesmo em cativeiros.

Para maiores informações, consulte o curso Criação de Periquitos Australianos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com orientações a respeito da aquisição de periquitos australianos, nutrição do periquito australiano, criação e manejo, periquito de exibição, entre outras. Leia também nosso outro artigo Maneira adequada de fazer a nutrição dos periquitos australianos.

Beatriz Lazia 02-04-2013 Aves Exóticas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.