A fase inicial da criação de codornas é muito importante para o sucesso da produção

O avicultor que vai começar sua criação de codornas deve estar atento a algumas características que são próprias dessas aves

A criação de codornas pode ser voltada para a produção de ovos, carne e para venda de matriz

  criação de codornas

O avicultor que vai começar sua criação de codornas deve estar atento a algumas características que são próprias dessas aves. Resumidamente, abordaremos quais são as principais características da codorna doméstica:

- possui rápido desenvolvimento e curto intervalo entre as gerações; - possui dimorfismo sexual (diferenciação do sexo pela aparência) que ocorre aos 15 dias de idade; - maturidade sexual precoce: 42 dias para a fêmea e 48 dias para o macho; - as fêmeas, são em média, 10% mais pesadas que os machos. Elas possuem o abdômen mais amplo e o peito mais largo e claro, com manchas pretas (carijó) e emitem pequenos pios, mas não cantam; - os machos têm pigmentação mais avermelhada, bico e cabeça mais escuros e não possuem pintas no peito. Eles cantam bastante quando atingem a maturidade sexual; - as codornas possuem altas taxas de postura: 90% no pico de produção, próximo à nona semana de vida; - os ovos são grandes em relação ao peso corporal, correspondendo a 8% do seu peso vivo, contra 3% da galinha e 1% da perua; - o peso médio é entre 115 gramas (45 dias) e 180 gramas (350/400 dias).

Quanto às alternativas de criação, geralmente, o criador faz opção por um número reduzido de aves e pela atividade mais simples, que é a produção de ovos mediante a aquisição de codornas recriadas com idade entre 21 e 35 dias. Quando se opta por adquirir codornas mais velhas, que estejam próximas a 35 dias, os riscos de mortalidade serão menores, pois elas estarão na véspera de entrar em produção. Nesses casos, o produtor pagará um pouco mais, mas, para quem está iniciando, vale à pena.

O número de aves inicial irá depender das possibilidades do mercado, por isso fica complicado defini-lo de antemão. Se o mercado local oferecer amplas condições de desenvolvimento, sugerimos alguns parâmetros a serem seguidos:

- se a pretensão é de tocar sozinho o investimento, 2.000 aves é um número que não exigirá disponibilidade integral para a atividade e poderá promover retorno do investimento a curto prazo; - se a disposição de trabalho for integral ou houver a possibilidade de contratação de um trabalhador, este número poderá situar-se entre 5 e 10 mil aves, para que a mão de obra não se torne ociosa. Lembre-se, também, que a comercialização e o eventual processamento do ovo exigirá grande disponibilidade de tempo.

A aquisição de codornas de um dia exige muitos cuidados, pois ela é muito sensível a variações de temperatura e à umidade elevada no ambiente, muito mais do que pintinhos de corte, por exemplo. Além disso, a atenção e o trabalho deverão ser redobradas nessa fase.

Uma outra alternativa para criação é a cria de codornas para vender. Esta, muitas vezes, torna-se uma atividade mais rentável que a produção de ovos. Esse tipo de atividade exige muita responsabilidade e experiência, pois a garantia da clientela fixa é justamente o bom desempenho dos lotes recriados. Para aqueles que desejam se tornar um matrizeiro, é preciso ter em mente que a experiência de anos de mercado se faz necessária, além de amplo conhecimento de fornecedores de aves de diferentes origens, geralmente importadas, e um conhecimento especial de manipulação genética.

Para maiores informações, consulte o curso Codornas - Iniciando a Criação, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com informações a respeito de como iniciar a criação de codornas, instalações e equipamentos necessários, manejo inicial, entre outros. Leia também nosso outro artigo Saiba como devem ser as as instalações para a criação de codornas.

Beatriz Lazia 19-10-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Paulo Roberto Sousa Lapa

17-05-2019

Qual o tempo da parada de postura?

Resposta do Portal Agropecuário

20-05-2019

Olá Paulo Roberto Sousa Lapa,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A fase de postura das codornas inicia-se por volta da semana 18 de vida, tendo o ápice produtivo entre as semanas 28 e 30. Porém, para que se consiga ótimos resultados de postura, o manejo animal é fundamental. E para isso, a realização de cursos é uma excelente maneira para ter sucesso na atividade.

Sendo assim, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos sobre a criação de codornas.

Atenciosamente,
Victor Sampaio