Aprenda um pouco sobre o uso de aditivos naturais na alimentação de aves

Sistemas de produção não garantem às aves um ambiente totalmente livre de patógenos

 

Pode-se dizer que um dos maiores desafios do produtores de aves no Brasil está relacionado ao uso de antibióticos responsáveis pelo crescimento, uma vez que a legislação ainda não proíbe o uso de tais aditivos nas dietas. Uma alternativa para esta substituição seria o uso de aditivos naturais que tivessem eficácia comprovada e resultados econômicos satisfatórios.

Por outro lado, consumidores de carne de frango querem ter a segurança de estar levando para a casa um produto que seja saudável. Por isso, os sistemas produtivos devem se adequar a essa realidade. Sendo assim, em algum momento os produtores se verão obrigados a dar respostas aos consumidores, reduzindo ou mesmo banindo rapidamente a utilização desses tais antibióticos promotores de crescimento na produção animal.

O produtor que se compromete com a criação de frango tem a consciência de que sistemas de produção não garantem às aves um ambiente totalmente livre de patógenos. Tais patógenos, presentes naturalmente em granjas e fazendas, prejudicam a eficiência do uso de nutrientes pelas aves.

Os aditivos alimentares recebem a definição de substâncias intencionalmente adicionadas ao alimento/ração e têm como finalidade a conservação, a intensificação ou mesmo a  modificação das suas propriedades desde que não prejudiquem seu valor nutritivo.

Prebióticos são ingredientes não digeríveis da dieta que afetam beneficamente o organismo animal através do estímulo seletivo ao crescimento, podendo melhorar a saúde do hospedeiro. Sendo assim, os prebióticos apresentam efeitos benéficos para a morfologia intestinal das aves, o que resulta numa melhoria do processo digestivo das mesmas.

Existem ainda várias estratégias de auxílio na utilização dos promotores naturais de crescimento, são elas: substituição total, feito em alguns países; rotação; sinergia, quando os produtos são usados junto aos antibióticos; e associação com complexos multi enzimáticos e ácidos orgânicos.

Para mais informações sobre nutrição de aves, consulte nosso artigo Alimentação e manejo de galinhas poedeiras. Caso queira aprofundar seus conhecimentos na criação de aves, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Produção de Frangos de Corte. Neste curso, o professor Tadeu Cotta orienta a respeito de sistemas de produção, planejamento, instalações, manejo, alimentação e comercialização dos animais.

Beatriz Lazia 08-03-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.