Como fazer o escalonamento da produção de galinhas poedeiras

O escalonamento da produção de galinhas poedeiras é necessário para viabilizar uma produção constante

Devido ao fato de ser possível manter a produção plena durante o ano inteiro, é preciso que o avicultor saiba como garantir um fluxo constante da produção de galinhas poedeiras

  galinhas poedeiras

O escalonamento da produção de galinhas poedeiras é necessário para viabilizar uma produção constante. Como o mercado consumidor exige a entrega contínua de produtos, torna-se imprescindível planejar a produção de maneira que sempre haja oferta de produtos.  Primeiramente, isso se faz criando lotes com diferentes idades, introduzindo mais de um lote na criação. Para ficar melhor explicado, daremos um exemplo de um escalonamento de uma produção de ovos.

Na produção de ovos, o início de postura acontece por volta da vigésima semana de vida e o pico de produção ocorre entre a vigésima oitava e trigésima semanas. A partir daí, a produção vai caindo até chegar a uma média de 55% a 60%, quando atinge a fase inicial de postura. Para manter a produção uniforme e constante durante o ano inteiro, é necessário que se inicie a criação de um lote de aves a cada 20 semanas.

Isso requer sempre um lote de aves em crescimento e outros três em produção, com idade diferenciada, em um sistema denominado modulação 1:3. Para exemplificar o escalonamento da produção de ovos na modulação 1:3, utilizaremos uma criação de linhagem comercial, no sistema semi-intensivo, com taxa de produção de 80%, ou seja, oito oitavos a cada 10 dias, para atender uma demanda de mercado de 300 ovos por dia.

Sendo assim, surge o questionamento: quantas aves serão necessárias para atender à demanda de 300 ovos por dia? Para responder a esse questionamento, existe um cálculo a ser feito. Como resultado, verificamos que, para produzir 300 ovos por dia, são necessárias 375 aves. Dividindo este número pelos três lotes da modulação 1:3, o resultado será de 125 aves a serem criadas a cada 20 semanas.

A fim de calcular o espaço necessário para abrigar este número de aves, o avicultor deve fazer a divisão do número de aves do lote pela metragem definida que, nesse caso, são as 125 aves divididas em 4 aves/m², o que gera uma necessidade de 31,25m² de construção para cada lote.

Como nesse caso a modulação adotada é a de 1:3, esta criação necessitará de quatro áreas de construção (com 31,25m² para cada lote), que correspondem a 125m² total do galpão, e ainda, quatro áreas de pasto (com 250m² para cada lote), totalizando 1.000m² de pastagem.

Para maiores informações a respeito dos cálculos que devem ser feitos e dos tipos de escalonamentos mais eficazes, consulte o curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Professor Luiz Fernando Teixeira Albino. O curso aborda ainda questões como planejamento da produção, instalações e equipamento, raças mais indicadas, sistemas de criação, manejo da alimentação, manejo geral, manejo das poedeiras, entre outros. Leia também nosso outro artigo a respeito Principais sistemas de criação de frango e galinha caipiras.

Beatriz Lazia 14-01-2013 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.