Produção de ovo de galinha dá bom resultado

O ovo de galinha é um alimento muito conhecido e apreciado na alimentação humana

Tanto o ovo de galinha de cor branca como o de coloração vermelha apresentam a mesma condição nutritiva

ovo

O ovo de galinha é um alimento muito conhecido e apreciado na alimentação humana. A atividade de criar galinhas para produção de ovos não é uma atividade difícil, já que a tecnologia para produção está completamente dominada e vem só melhorando ao longo dos anos. Para que sejam considerados de boa qualidade, os ovos devem apresentar algumas características, como é o caso de:

- serem grandes; - terem casca resistente e uniforme; - terem qualidade interna; - terem capacidade de pigmentação da gema.

Tanto o ovo de cor branca como o de coloração vermelha apresentam a mesma condição nutritiva. A preferência de alguns consumidores pelos ovos vermelhos se deve apenas ao aspecto visual, assim como a preferência pela gema com amarelo escuro ou alaranjado, ou seja, são apenas preferências, pois o valor nutritivo não muda. Por isso, caso o produtor tenha interesse em conseguir uma coloração mais viva da gema, basta que ele acrescente pigmentantes à ração fornecida às aves.

Devido a essa preferência, o ovo vermelho é mais valorizado no mercado, apesar disso, o branco também tem boa saída, mas com o preço um pouco menor. Nesse caso, cabe ao avicultor pensar sobre o objetivo do negócio e, que mercado quer atender, ofertando mais produtos. Após essa análise mercadológica, o avicultor deve decidir qual linhagem de galinhas poedeiras irá criar.

Quanto ao manejo, não existe muita diferença entre a poedeira branca e a vermelha, estando a diferença entre elas apenas na quantidade de ração consumida: as de linhagens que produzem ovos vermelhos consomem mais ração, mas, em contrapartida, o ovo vermelho tem melhor preço no mercado, portanto, o investimento tem retorno.

Por se tratar de um alimento de alto valor nutricional para o ser humano, o avicultor deve garantir a qualidade dos ovos que comercializa, esta pode ser influenciada por vários fatores: condições de manejo, instalações, nutrição e ambiente. Dessa forma, medidas de prevenção devem ser tomadas para que os ovos produzidos na granja cheguem ao mercado consumidor limpos, intactos, com aspecto agradável e o máximo possível de qualidades.

Afim de auxiliar o avicultor e até mesmo o consumidor  na diferenciação entre um ovo novo e um ovo velho, daremos algumas dicas:

- ovo novo: quando ele é quebrado, a clara fica mais junto à gema; quando cozido, a casca se solta com dificuldade, levando consigo parte da clara;

- ovo velho: quando quebrado, a clara se encontra mais líquida e se espalha mais; quando cozido, a casca se desgruda mais facilmente do ovo; e quando colocados na água, os ovos velhos flutuam.

Para maiores informações, consulte o curso Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do Médico Veterinário Professor Júlio Maria Ribeiro Pupa, que orienta entre outras coisas a respeito do ovo, instalações e equipamentos para a criação das galinhas poedeiras, manejo e comercialização. Leia também nosso outro artigo Aprenda como fazer o manejo adequado de ovos.

Beatriz Lazia 31-10-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.