Frango de corte: equipamentos e mão de obra

Para iniciar uma criação de frango de corte, são necessários alguns materiais e equipamentos que garantam, além da proteção das aves, um bom resultado da criação

Para o sucesso da criação de frango de corte, o avicultor deve contar com bons equipamentos e boa mão de obra

frango de corte

Para iniciar uma criação de frango de corte, são necessários alguns materiais e equipamentos que garantam, além da proteção das aves, um bom resultado da criação. Para isso, são necessários círculos de proteção, bebedouros, comedouros e aquecedores. Os círculos de proteção são feitos com eucatex, eles têm diâmetro em torno de 3,5 m e cerca de 60 cm de altura. O objetivo é manter as aves juntas, agrupadas em um ambiente adequado; cada círculo comporta cerca de 500 pintos.

No interior desse círculo, são colocados cinco bebedouros e cinco comedouros. No centro, deve ser colocado uma fonte de aquecimento, denominada campânula, que pode ser elétrica ou a gás de cozinha. Ela aquece cerca de 500 pintinhos, variando conforme a temperatura local e a estação do ano. É válido acrescentar que a temperatura ambiente é sempre muito fria para pintos recém-nascidos, qualquer que seja a latitude do território nacional.

Depois desse período inicial, que dura no máximo 21 dias, os equipamentos a serem utilizados são apenas os bebedouros e os comedouros. Para aves em crescimento e terminação, a instalação de ventiladores de 0,5 CV melhora muito o ambiente, quando ocorrem ondas de calor.

Sendo assim, é indispensável uma rede elétrica, permitindo também estabelecer um programa de iluminação noturna, bem como a instalação de comedouros automáticos. Há uma gama de modelos de comedouros e de bebedouros no mercado e muitos permitem a sua utilização desde o primeiro até o último dia de criação, sem necessidade de trocá-los. Caberá ao avicultor decidir o que lhe for mais conveniente.

Depois dos equipamentos, outro fator importante para o sucesso da criação é a mão de obra. Ela pode ser tanto feminina quanto masculina, sendo que os homens devem executar os trabalhos fisicamente mais exigentes e as mulheres aqueles que requerem maior fineza, como manejo dos pintinhos.

Quanto à idade, é preciso considerar até que ponto a experiência dos mais velhos se sobrepõe às suas limitações físicas.  Não é recomendável contratar pessoas analfabetas, uma vez que elas tornariam impossível qualquer tipo de comunicação por escrito. Por isso, é desejável que o pessoal que trabalha nas granjas tenha, pelo menos, o primeiro grau completo.

Outro fator importante é da estabilidade da mão de obra no emprego, uma vez que é difícil encontrar pessoal qualificado. A estabilidade torna o pessoal mais comprometido com os resultados da granja, o que é positivo para o empreendimento. Sendo assim, todo o conforto material deve ser proporcionado aos trabalhadores.

As boas relações também devem ser estimuladas, pois beneficiarão a qualidade do produto final. Entre os bons atributos necessários para quem trabalha com aves, destaca-se o senso de responsabilidade, a capacidade de observação e a iniciativa. Por isso, pessoas desmotivadas devem ser evitadas.

O avicultor deve investir em sua mão de obra a fim de torná-la apta a cumprir bem as tarefas que lhe forem destinadas. Aconselha-se ao avicultor implantar uma política de formação contínua da mão de obra, objetivando estimular sempre mais os trabalhadores.

Para maiores informações, consulte o curso Produção de Frangos de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas e coordenado pelo Professor Tadeu Cotta. O curso conta com orientações a respeito dos sistemas de produção, instalações, construções, cama do aviário, manejo, alimentação, entre outras. Leia também nosso outro artigo Aprenda sobre alimentação de frangos de corte.

Beatriz Lazia 19-02-2013 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.