Frango de corte - principais etapas de manejo

Manejo de frango de corte

Atualmente, uma das atividades agropecuárias mais desenvolvidas é a criação de frangos de corte. Um dos motivos de ser um bom negócio é o giro rápido de capital, com retorno em menos de 50 dias. Porém, o lucro ou o prejuízo no setor da avicultura depende muito da forma de cuidar dos frangos.

O manejo exige alguns investimentos. Entre eles, a disponibilidade de recursos financeiros para começar o negócio, técnicos responsáveis para as etapas de elaborações dos projetos de instalação e de manejo do aviário, de execução e assistência técnica, além da mão de obra exclusiva na propriedade. Pequenos ajustes e cuidados com a água, temperatura e ração fazem toda a diferença.  Também é importante observar o interesse do mercado.

Separamos algumas dicas para melhorar cada etapa da criação de frango de corte, confira.
 

  • O aviário deve ser isolado das outras instalações e criações. O ambiente deve ser seco, arejado e protegido dos ventos fortes, além de estar sempre limpo antes da chegada dos pintinhos, e sem a presença de aves por pelo menos dez dias. É importante alojar somente aves de mesma idade em cada aviário.
  • O telhado deve ter cobertura refletiva, para ajudar a reduzir a condução de calor solar, além de conter material isolante. A iluminação deve promover uma distribuição de luz uniforme no nível do piso.
  • Para que as aves tenham conforto e apresentem um crescimento adequado, as temperaturas exigidas são:

            32°C = 1°dia;
            30°C = 2° ao 7° dia;
            29°C = 2ª semana;
            27°C = 3ª semana;
            24°C = 4ª semana.

  • Os bebedouros devem estar bem distribuídos nos círculos de proteção e sempre limpos. A altura do bebedouro deve estar regular, isso garante que o pinto possa beber confortavelmente e evitar o desperdício.
  • O comedouro do tipo bandeja é utilizado nos primeiros dias de idade, na proporção de 6 para 500 pintos, ou seja, 80 pintos por comedouro. É necessário peneirar a ração duas vezes por dia, retirando as fezes e partículas de cama que possam ter caído no alimento. O fornecimento da ração diária deve ser feita em maior número de vezes e em quantidades menores.
  • Nos primeiros dias de idade, as cortinas devem ficar fechadas para manter a temperatura, abrindo-as nos dias mais quentes. Se o aviário estiver abafado ou com cheiro de amônia, principalmente de manhã, deve-se abrir as cortinas, preferencialmente do lado que não receba vento, para trocar o ar, sem prejudicar os pintos.
  • Antes da apanha, as aves não devem ter acesso à ração, para fazerem o jejum pré-abate e reduzir o conteúdo gastrointestinal.
  • O transporte das aves normalmente é feito pelo sistema e canos laterais e de cobertura. É importante que as caixas tenham um mínimo de movimento para não correr o risco de acidentes.
  • O período noturno é mais vantajoso para se realizar o transporte, pois evita temperaturas elevadas, favorecendo o bem estar das aves.

Para maiores esclarecimentos sobre o assunto e informações fundamentais sobre o aumento da taxa de crescimento das aves, da eficiência da conversão alimentar e, também para melhorar o rendimento no abate, conheça o Curso CPT Produção de Frangos de Corte.

 

Por Lidiany Duarte
Fonte: Avicultura Industrial


Silvana Teixeira 11-11-2014 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.