O avicultor e a boa relação com o granjeiro

O avicultor e a boa relação com o granjeiro é de suma importância, pois aumenta a produtiviada da granja e a rentabilidade do negócio.

O avicultor deve garantir boas condições de trabalho ao granjeiro, estabelecendo com ele também um contrato moral

O avicultor e a boa relação com o granjeiro

Para que os negócios prosperem no ramo da avicultura, é muito importante uma boa relação entre avicultor e granjeiro. De que forma isso pode ser feito? Primeiramente, o dono da granja deve garantir boas condições de trabalho ao funcionário, estabelecendo com ele também um contrato moral. Dessa forma, ele estará motivado e o trabalho será muito mais efetivo. Como consequência, haverá aumento da produtividade e maior rentabilidade do negócio.

Pensando nisso, daremos a você, avicultor, algumas orientações para uma boa relação avicultor-granjeiro:

- No contrato de trabalho estabelecido com o granjeiro, acima de tudo, é preciso clareza. Por esse motivo, explique minuciosamente todos os direitos e deveres de todos (avicultor, granjeiro e agroindústria) no desempenho de suas funções.

- O avicultor deve dar boas condições de trabalho ao granjeiro, para garantir a ele bem-estar para o bom desempenho de suas atividades, além de segurança no trabalho. Da mesma forma, a moradia oferecida ao granjeiro deve dar conforto e autonomia à família (para plantarem uma horta ou cuidarem de pequenas criações).

- Para motivar o granjeiro, o avicultor pode estabelecer metas de produtividade e premiar o bom funcionário com bonificações. Dessa forma, o granjeiro crescerá junto ao avicultor e não terá vontade de sair do emprego. Como resultado, acabarão os problemas do dono da granja com relação à rotatividade dos granjeiros, hoje tão comum na avicultura.

- Com a otimização do aviário, o granjeiro produzirá mais e com mais eficiência. Isso graças ao planejamento e à organização da granja. Com ferramentas bem posicionadas para o uso do funcionário, além de entradas e saídas de veículos mais próximas, o granjeiro não precisará sair da granja a todo momento.

- Antes de contratar um granjeiro, busque referências, avalie se ele possui as competências necessárias para exercer suas funções com qualidade. Veja se ele está comprometido com o bem-estar das aves e se não se importa de trabalhar mais de 8 horas por dia (como é comum nas granjas). Prefira contratar alguém do campo, que possui mais afinidade em lidar com o meio rural. A faixa etária para esses funcionários está entre 25 e 50 anos.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Globo Rural.


Andréa Oliveira 05-10-2015 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.