Centro de Produções Técnicas

Raças mais indicadas para criação de frangos e galinhas caipiras

Por em 5 de julho 2012 -
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

As mais indicadas para o sistema de criação de frangos e galinhas caipiras são as de raça pura

frangos e galinhas caipiras

Para trabalhar com galinha caipira, os criadores podem optar por dois tipos básicos de produção: a produção de carne e a produção de ovos

Um  número considerável de raças e cruzamentos de frangos e galinhas caipiras são destinadas à produção de ovos e de carne. No entanto, as mais indicadas para o sistema caipira de criação são as de raça pura, que são as raças americanas e as de linhagens caipiras melhoradas. Todavia, nada impede que o criador utilize aves de linhagem industrial, porém, convém lembrar que a galinha industrial de pele e plumagem branca não tem mercado.

A condição básica de uma galinha, seja para produção de corte ou produção de ovos, é que a ave se adapte à criação em piso e apresente pele amarela e plumagem colorida. O sabor da carne deve ser o mais natural possível, deve apresentar textura firme e proporcionar uma mastigação mais lenta e saborosa. A cor da pele e da gema dos ovos devem ser bem pigmentados.

Em programas que visam o melhoramento do plantel de aves, é muito comum a utilização das raças americanas no cruzamento com aves já existentes nas propriedades rurais ou nas granjas. Esses programas têm como meta o melhoramento dos padrões de produção regional.

Para trabalhar com galinha caipira, os criadores podem optar por dois tipos básicos de produção: a produção de carne e a produção de ovos. Além de poder trabalhar com a comercialização de pintinhos de um dia ou frangas em início de postura. Para dar início a qualquer destes ramos, é importante que a ave se adapte bem às condições da região na qual será criada, além da garantia de mercado para escoar a produção.

No mercado brasileiro, há uma boa oferta de linhagens comerciais. São diversas as aves que podem ser produzidas no sistema caipira. Veremos a seguir as raças mais indicadas e as suas características.

Raças americanas

Essa raça é bastante utilizada em programas de melhoramento de plantel. Apesar de apresentarem menores índices de produtividade em relação às raças comerciais, elas podem reproduzir-se, o que permite ao avicultor obter várias gerações de aves sem perdas significativas de produtividade.

Entre as raças americanas, a Rhode Island Red apresenta uma plumagem vermelho-escura e trata-se de uma galinha de porte médio, excelente poedeira e produtora de carne. Ela chega a produzir cerca de 260 ovos por ano, quando em sistema confinado. A New Hampshire apresenta uma coloração mais clara e de maior brilho. É uma ave rústica e bastante popular, por apresentar maturidade sexual precoce. Tem sua postura iniciada por volta da décima oitava semana de vida. Já a Plymouth Rock Barrada é uma ave de porte médio e dupla aptidão: boa tanto para a produção de carne quanto de ovos. Ela tem plumagem branco acinzentada e é conhecida como carijó.

Linhagens comerciais

É possível ao criador encontrar várias raças comerciais de pintos caipiras de um dia para a produção de carne e ovos no mercado. Todas essas raças são provenientes de linhagens melhoradas e adaptadas à criação ao ar livre, desenvolvidas para a criação no campo e por isso, apresentam a carne de textura consistente e de sabor diferenciado.

Essas linhagens são todas híbridas duplas e não devem ser utilizadas para reprodução com o objetivo de renovação do plantel. Sendo que as aves híbridas não possuem boa habilidade para retransmitir suas características aos descendentes, o que acaba gerando uma perda do potencial genético de produção. Destacaremos a seguir algumas das linhagens comerciais caipiras.

A Galinha Caipira Negra é destinada exclusivamente para postura e tem como principal característica a resistência a doenças e adversidades do manejo a campo. O Frango Caipira de Pescoço Pelado é fruto do melhoramento genético francês, tem boa aptidão para corte e é de fácil adaptação ao manejo a campo. Possui a plumagem de coloração variada, exceto na cara e no pescoço, que são nus. As aves Paraíso Pedrês são oriundas do melhoramento genético que tem como característica o rápido ganho de peso, boa rusticidade, plumagem mista e fácil adaptação às condições do regime semi-intensivo.

Para mais informações, consulte o curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. No curso, o criador encontrará informações a respeito dos sistemas de criação, instalações e equipamentos necessários, manejo alimentar, geral e das poedeiras, entre outros. Leia também o artigo Aprenda sobre o manejo de frango e galinha caipira.




Você também vai gostar de ler:

Editora chefe do Portal Agropecuário e Tutora dos Cursos CPT - Centro de Produções Técnicas. Graduanda da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG

19 responses to “Raças mais indicadas para criação de frangos e galinhas caipiras”

  1. silvaniateixeira

    Olá, José Ademir!

    Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

    Para maiores informações sobre os Cursos CPT da área Avicultura, nossas consultoras entrarão em contato.

    Atenciosamente,
    Silvana Teixeira

  2. silvaniateixeira

    Olá, Deijacy!

    Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Antes de mais nada, você deverá decidir sobre o tipo de produção que deseja criar em sua granja: se aves para o abate ou aves para a produção ovos. Mas, um critério muito importante que deve ser levado em consideração, ao iniciar a sua granja, é a aquisição de pintinhos de boa procedência. Procure por incubatórios idôneos, com garantia de que não há doenças e que os pintos venham de matrizes sadias, com um bom nível de anticorpos contra as doenças mais comuns como: Newcastle, Coriza infecciosa, Varíola aviária, Gumboro, Bronquite e outras. os pintos também já deverão, ao ser adquiridos, ter tomado vacina contra a doença de Marek.

    Atenciosamente,
    Silvana Teixeira

    Atenciosamente,

  3. Deijacy Miguel Oliveira de Araujo

    Amiga, qual a raça indicada para reprodução do pinto de granja?

  4. jose ademir de candido

    Como adquirir o kit criação de frango caipira?

  5. andreaoliveira

    Bom dia, Wemerson!

    De fato, as raças puras são melhores quanto à transmissão de suas características a seus descendentes. Como você pretende criar raças com dupla aptidão, as mais indicadas são as raças americanas New Hampshire, Rhode Island Red, Plymouth Rock, Wyandotte, entre outras.

    Sugerimos o Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira, que aborda sobre as melhores raças, os sistemas de criação, o manejo das poedeiras, a incubação e o escalonamento da produção, além de outros aspectos importantes para o sucesso da criação.

    Agradecemos o contato!
    Atenciosamente,
    Andréa Oliveira.

  6. Wemerson

    Olá, Beatriz! Tenho uma pequena criação de frangos caipira. Os pintos são comprados, mas estou pretendendo formar as matrizes para produzir ovos para a incubação. Já tenho todos os equipamentos necessários, mas gostaria de saber qual a raça mais indicada com dupla aptidão (carne e ovos) e com melhor custo beneficio. Pretendo abater as matrizes após o pico de produção de ovos, repondo por outras novas. Como faço para escolher uma raça que não seja hibrida dupla, pois o artigo acima afirma que elas não são boas para retransmitir suas características aos seus descendentes. Grato.

  7. Portal Agropecuário

    Boa tarde, Carla! Em breve, nossas atendentes entrarão em contato.
    Agradecemos a visita!
    Atenciosamente,
    Andréa Oliveira.

  8. carla

    Olá! Tenho uma galinha da raça carijó gigante, que começou a colocar ovos ontem. Só que me falaram que ela só bota ovos e não os choca. Isso é verdade? Tenho duas galinhas e um galo. Se puder esclarecer essa dúvida, agradeço.

  9. Portal Agropecuário

    Olá, Christian!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    A raça Rhode Island Red: apresenta uma plumagem vermelho-escura. Ela trata-se de uma galinha de porte médio, sendo excelente poedeira e produtora de carne. Chega a produzir até 260 ovos por ano, quando em sistema confinado. Mas ao ser criada solta, ao ar livre, não ultrapassa os 160 a 200 ovos.

    Já a Label Rouge, tem aptidão para corte, estando muito adaptada ao manejo a campo. Possui a plumagem de coloração variada, exceto na cara e no pescoço, que são nus. Tanto os machos quanto as fêmeas apresentam o pescoço pelado como características.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

  10. Christian Adriano Rocha

    Boa tarde!

    Estou iniciando uma criação de galinhas caipiras com objetivo comercial venda restaurantes mercados regionais supermercados enfim, No meu terreno ja possuo alguns exemplares variados a qual nao sei identificar a raça.Estou pensando em comprar da fazenda Califórnia exemplares de Label Rouge ou Rhodes Island Red gostaria de saber qual a melhor para minha regiao ou producao. Resido em Sete Lagoas MG. Desde já agradeço Christian.

  11. Portal Agropecuário

    Olá, Edson!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    Recomendamos que procure um veterinário em sua cidade ou região para mais informações.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

  12. Portal Agropecuário

    Olá, César Roberto!

    Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

    As galinhas caipiras de penas claras normalmente suportam com mais facilidades as temperaturas quentes. Já as raças de penas escuras se adequam mais aos climas frios e sem muita luminosidade anual.

    As raças de penas claras são:

    - New Hampshire;

    - Plymouth Rock Barrada, ou carijó;

    - Frango caipira de pescoço pelado

    Para mais informações estamos a disposição.

    Atenciosamente,

    Ana Carolina dos Santos

  13. Cesar Roberto

    Eu moro na Bahia gostaria de iniciar um criatório de frangos caipira com finalidade comerciais, como aqui é muito quente que raça devo criar? agradeço desde já!

  14. Ozz Plutan Vlaskoviskonovisk

    Tenho uma propiedade na área rural de São Luis – Ma, estou pretendendo criar galinhas caipiras e capões e regime semi-intensivo para fins comercias, haja visto aqui ser um grande mercado. Quais os cursos que voce me recomendaria e como posso adquerir. Um forte abraço, Ozz.

  15. Washington Dant Rodrigues Martins

    eu estou gostando muito deste asunto de galinha caipira e frango de corte e muito interessante.

  16. edson

    Colega será que alguém pode me ajudar? Tenho uma criação pequena de patos, galinha de angola galinha caipira elas estão botando muito bem ovos bonitos e grandes até chocando. Já saíram alguns pintinhos, patos e galinha de angola. Esta chocando, porem tenho medo de comer ovos de
    um mês. Para cá algumas estão apresentando ronquidão e as vezes bolhas pelas narinas e peguei na mão e apresentam um afinamento no peito, tipo peito seco que da em passarinhos, não sou criador tenho apenas por hobe

  17. Portal Agropecuário

    Olá Iderlan,
    bom dia!

    Nós do CPT – Centro de Produções Técnicas agradecemos pela preferência. Entraremos em contato com você!

    Atenciosamente,
    Beatriz Lázia.

  18. iderlan macedo

    como adquirir o kit curso criação de frango e galinha caipira.

Deixe uma Resposta

Clique aqui e receba grátis a Revista Tecnologia e Treinamento

Curso sobre Produção de Frangos de Corte

Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Ligamos para você!

Por favor, preencha todos os campos


Assine o Newsletter Grátis!

Digite seu e-mail:


Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete

Qual assunto mais interessa a você?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...