Saiba como devem ser as instalações para criação de codornas

As instalações devem ser construídas em função das exigências ambientais das aves

 

Para dar início à criação de codornas, o avicultor deve estar preparado para instalá-las e manejá-las adequadamente. Pensando em auxiliá-lo nessa tarefa, daremos algumas dicas de qual a melhor maneira de fazer isso. Quanto ao local de instalação das codornas, ele deve atender aos seguintes requisitos:

- deve ser afastado dos centros urbanos e de outras explorações avícolas; - o terreno deve ter facilidade de acesso para vistorias e escoamento da produção; - o local deve ser seco e de fácil drenagem; - deve-se ter a possibilidade de instalação elétrica; - deve-se ter água em abundância e de qualidade; - o local deve ser bem arejado, mas sem ocorrência de ventos muito fortes; - o local deve permitir a construção de galpões no sentido leste-oeste.

O criador deve ter em mente que, dependendo do tamanho da criação, as instalações devem ser construídas em função das exigências ambientais das aves, proporcionando sempre ótimas condições de conforto a elas, a fim de fazer com que expressem seu máximo potencial de desenvolvimento. Sendo assim, as seguintes condições devem ser levadas em conta:

temperatura: as codornas, na fase inicial, são muito sensíveis a variações de temperatura e, por isso, o aquecimento artificial é imprescindível, pelo menos até a terceira semana de vida das aves;

umidade: a umidade elevada nas instalações pode dificultar o empenamento e retardar o desenvolvimento na fase inicial, além de favorecer o aparecimento de doenças;

luminosidade: uma boa condição de iluminação é importante no processo de fixação de vitaminas com funções estruturais e no estímulo aos hormônios responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos reprodutivos;

ventilação: uma ventilação adequada para as codornas significa fornecer as quantidades requeridas de oxigênio ao ambiente da criação, sem permitir a ocorrência de vento direto sobre as aves;

higiene: essa é uma condição básica para o desenvolvimento adequado das aves e também para a expressão da produtividade na fase de postura.

Pelo citado acima, deixamos claro para o avicultor que as instalações para codornas não podem ser totalmente abertas  nem fechadas ao extremo, de tal maneira que não permitam a renovação do ar, o que iria prejudicar o desenvolvimento e a produção na fase adulta. Além disso, os galpões para todas as fases de criação  devem seguir praticamente o mesmo padrão dos modelos desenvolvidos no país para criação de frangos de corte e de galinhas poedeiras.

Para mais informações, consulte o curso Codornas - Iniciando a Criação, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a orientação dos professores Joji Ariki e Vera Moraes, que abordam entre outras coisas como iniciar a criação, quais as instalações e equipamentos adequados e manejo inicial. Leia também nosso outro artigo  Saiba como manejar sua criação de codornas.

Beatriz Lazia 05-09-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.