Sistemas de produção empregados na avicultura

A avicultura se consolidou no Brasil graças a fatores como o clima favorável, a expansão da cultura da soja, do milho e a boa receptividade do consumidor ao produto

A avicultura de corte tem adotado, pelo menos, três sistemas de produção, são eles: sistema de integração, sistema cooperativo e sistema independente

  avicultura

A avicultura se consolidou no Brasil graças a fatores como o clima favorável, a expansão da cultura da soja, do milho e a boa receptividade do consumidor ao produto. Nesse sentido, as exportações têm um papel de extrema importância no desempenho da avicultura de corte no país. Um índice superior a 10% da tonelagem de carcaça produzida vem sendo sistematicamente adquirido pelo mercado externo, principalmente pelos países do Oriente Médio e próximo.

No Brasil, a avicultura de corte tem adotado, pelo menos, três sistemas de produção, são eles: sistema de integração, sistema cooperativo e sistema independente. No sistema de integração, o integrador é o único responsável pelas decisões operacionais; o integrado executa os trabalhos segundo o acordo estabelecido entre ambos e aceita todas as orientações técnicas repassadas pelo integrador. Por meio deste sistema, o integrador garante uma renda mínima para o integrado, de acordo com o desempenho da criação.

No caso do sistema cooperativo, o criador participa da organização e das decisões, correndo todos os riscos de um eventual fracasso das operações. Os insumos são repassados aos cooperados, pelo custo, além disso, são consideradas também as despesas administrativas e técnicas.

Já no sistema independente, o produtor é responsável por todo o processo de produção do frango e por toda e qualquer decisão, assumindo todos os riscos envolvidos nas operações. A produção independente de frangos de corte tende a desaparecer, por ser um sistema administrativamente pesado para o produtor. Ele é responsável por todo o processo de produção do frango e por toda e qualquer decisão, assumindo também todos os riscos envolvidos nas operações.

Qualquer que seja o sistema de produção, a criação comporta apenas um esquema geral da criação. Isso quer dizer que todos os pintinhos entram, de uma só vez, no aviário, com um dia de abate, e dele também saem, ao mesmo tempo, na época do abate. Esse esquema atende a razões de ordem veterinária, pois ele dificulta a propagação de microrganismos de plantéis mais velhos para os recém-chegados. Ele se baseia no chamado "vazio sanitário", havendo a necessidade de cumprir um espaço de tempo entre as trocas dos plantéis.

Quanto à idade ao abate, quem decide a melhor idade para se abater os frangos é o tipo de demanda do consumidor. Na prática, é o mercado consumidor que informa ao abatedouro o tamanho da ave e o tipo de corte que ele deseja. Sendo assim, tudo é planejado em função desta demanda.

Na criação de frangos de corte, existe também a possibilidade da sexagem pelo empenamento, que é um dos avanços técnicos da avicultura de corte, possibilitando a separação dos frangos por sexo, com certa facilidade. Esse modo de criar machos separados das fêmeas é vantajoso sob vários aspectos. A partir dele, o criador é favorecido, uma vez que este oferece frangos mais uniformes para o abate.

Ganha-se no manejo, com a melhor utilização das instalações e equipamentos, e também com a utilização de rações específicas para cada sexo. A partir de 15 dias de idade, as necessidades nutricionais das fêmeas são diferentes das dos machos. No caso da fêmea, por exemplo, ela é menos exigente em nutrientes, tendo um custo de alimentação mais baixo. Ela também completa seu desenvolvimento em um tempo menor, podendo ser abatida antes do macho.

Para receber mais informações, consulte o curso Produção de Frangos de Corte, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas. O curso conta com a coordenação do professor Tadeu Cotta, que aborda temas, como sistemas de produção, instalações, cama do aviário, materiais e equipamentos, entre outros. Leia também nosso outro artigo a respeito Aprenda sobre alimentação de frangos de corte.

Beatriz Lazia 14-11-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Matheus Rufino

16-03-2022

entrem em contato comigo

Resposta do Portal Agropecuário

04-04-2022

Olá, Matheus! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro